sexta-feira, maio 24

Taxa de desemprego no Brasil atinge o menor nível em oito anos, aponta Ipea

Dados indicam recuo significativo da desocupação e crescimento da ocupação no país

Foto: Internet
De acordo com informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego, que vinha apresentando relativa estabilidade em torno de 8,5%, registrou uma queda mais intensa no último bimestre, alcançando em abril o patamar de 8%, o menor nível em oito anos.
O desempenho de indicadores relacionados a rendimentos, subocupação e desalento reforça esse cenário otimista para o mercado de trabalho. Em abril, em comparação com o mês anterior, a população ocupada registrou o quarto aumento consecutivo, chegando a cerca de 99,2 milhões de pessoas.
Uma análise detalhada revela que o crescimento da ocupação tem ocorrido de maneira abrangente, embora com intensidades diferentes em cada setor. Nos últimos 12 meses, encerrados em abril, todos os setores apresentaram criação de empregos, com destaque para o comércio (376,2 mil), serviços administrativos (264,5 mil), indústria de transformação (204,9 mil) e construção civil (191,6 mil).
Em abril, o contingente de pessoas na força de trabalho era de 107,9 milhões, representando uma queda de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *