sábado, setembro 7

PSB do Cabo de Santo Agostinho volta ao comando de Lula Cabral e vereadores podem migrar para partidos aliados

Vereadores do PSB, atualmente aliados do prefeito Keko do Armazém, enfrentam decisão sobre permanência no partido após retorno de Lula Cabral ao comando. 

Foto: Divulgação
O cenário político do Cabo de Santo Agostinho se agita com a recente retomada do comando do PSB pelo ex-prefeito Lula Cabral. A medida, que reverte a aliança com o atual prefeito Keko do Armazém, coloca em foco a decisão de seis vereadores do partido – Aziel, Bruno Vilar, Cianinho, Gessé Valério, Jamerson Batera e Pedrinho das Galinhas – que poderão optar por deixar o PSB e abrigar-se em partidos ligados a Keko.
A situação foi resumida com clareza pelo suplente de vereador do PSB, Paulo Farias: “A chapa do PSB do Cabo não terá vereador de mandato! O recado está dado. Fica e se arrisca quem quiser!” Esse movimento político ocorre após o ex-prefeito Lula Cabral ter se distanciado do PSB nas eleições anteriores e se aliado à candidata do solidariedade, Marília Arraes.
Um marco recente no processo foi a decisão do tribunal superior eleitoral (TSE) em fevereiro de 2023, que confirmou o registro de candidatura de Lula Cabral como deputado estadual por Pernambuco. A decisão unânime do tribunal, com placar de 7 a 0, seguiu a determinação do relator, Ricardo Lewandowski.
A trajetória de Lula Cabral até essa vitória foi marcada por desafios. No ano anterior, seu registro de candidatura a deputado estadual havia sido impugnado pelo tribunal regional eleitoral (TRE) devido à reprovação de suas contas pela câmara dos vereadores do Cabo, onde ele foi prefeito. No entanto, mesmo com essa impugnação, Lula Cabral permaneceu presente nas urnas e obteve 34.798 votos, inicialmente não validados pelo TRE.
No mês de dezembro, o desfecho aconteceu quando Lewandowski ordenou uma retotalização dos votos, efetivando a candidatura de Cabral. Com essa decisão, Lula Cabral conquistou a vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o que também implicou na exclusão do ex-deputado Diogo Moraes, do PSB.
A nova posição de Lula Cabral como deputado estadual o coloca em uma posição favorável e estratégica para potencialmente concorrer à prefeitura do Cabo de Santo Agostinho no próximo ano. Cabral, conhecido por sua carisma e dedicação, manteve uma alta aprovação durante seu mandato como prefeito, tornando-se o principal nome da oposição no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile