segunda-feira, abril 15

Prefeitura anuncia projeto ‘Orla Parque’ para transformação das praias do Recife

Investimento de R$ 112 milhões será utilizado para requalificar e integrar 11 quilômetros de extensão da orla

Recife
Foto: Divulgação/PCR
O prefeito João Campos detalhou nesta quinta-feira (28) o projeto Orla Parque, que tem como objetivo transformar a orla do Recife em um grande parque contínuo até 2025. O investimento, no valor de R$ 112 milhões, será realizado com recursos próprios e abrange a requalificação dos 11 quilômetros de extensão da orla, considerada um dos principais cartões-postais da cidade.
O projeto teve início com a requalificação dos quiosques da praia, com a entrega dos últimos 60 em março deste ano. Agora, as reformas incluirão a estrutura física do calçadão, aumento da área verde, construção de novos banheiros, melhorias na segurança e iluminação.
A proposta do Orla Parque é integrar Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros, transformando toda a extensão em um novo espaço de convivência para a população da cidade. A entrega das obras será feita por etapas até 2025.
O prefeito João Campos ressaltou a importância de investir em áreas estratégicas da cidade, criando espaços democráticos e de qualidade para os moradores. “Nossa orla sempre foi muito conhecida como Orla de Boa Viagem e sempre foi colocada como um ativo do turismo, do esporte, da convivência. E enxergamos como isso é importante, sobretudo na cadeia produtiva do turismo. Nossa tarefa é fazer com que cada vez mais pessoas venham para o Recife, investir na nossa cidade e impactar em nossa economia”, destacou o prefeito.
Cinthia Mello, Secretária do Gabinete de Projetos Especiais, enfatizou a subutilização dos espaços da orla atualmente e como a reforma contribuirá para mudar essa realidade. “Hoje só temos 49% da orla sendo utilizada, nosso objetivo é mudar isso para que os recifenses realmente aproveitem todos os 11 km. Então, a obra tem um conceito de um parque linear para que seja democrático e utilizado por todos. Não estamos reinventando nada, mas sim centralizando todos os locais que serão requalificados”, explicou.
O projeto Orla Parque prevê a criação de centralidades temáticas distribuídas de forma linear ao longo da orla, com o objetivo de equilibrar a distribuição desses novos equipamentos. As centralidades serão multifuncionais e voltadas para gastronomia, esportes, contemplação do mar, entre outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *