segunda-feira, junho 17

Mais de 28 mil veículos multados por uso indevido de faixas exclusivas em seis meses, no Recife

 Avenida Agamenon Magalhães foi a via que concentrou maior parte dos casos

Recife
Foto: Reprodução/Tv Globo
Nos primeiros seis meses de 2023, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) registrou 28.213 veículos flagrados circulando nas faixas exclusivas para ônibus ou BRT no Recife. Esse número se traduz em uma média mensal de 4.702 multas aplicadas.
A Avenida Agamenon Magalhães foi o local com a maior incidência dessas infrações, totalizando 21.462 casos, equivalendo a 76% do total. Essa avenida é fundamental para o transporte coletivo da cidade, sendo utilizada por cerca de 250 mil passageiros diariamente, em comparação aos 150 mil passageiros transportados por veículos de uso individual. A Faixa Azul, implantada em 2021, é fiscalizada por câmeras e está presente em diversas avenidas e ruas da capital pernambucana.
Além dos ônibus, a Faixa Azul é permitida para uso por Táxis, veículos de emergência (ambulâncias e viaturas) e transporte escolar. A infração de uso indevido é considerada gravíssima, resultando em multa de R$ 243,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.
O gerente de Tecnologia do Trânsito da CTTU, Dalmário Barros, destacou que os veículos de uso individual devem utilizar a faixa exclusiva apenas para acessar locais lindeiros, como apartamentos, comércios ou, no caso da Avenida Agamenon, para fazer a transição entre as pistas principais e locais.
O órgão reforça a importância do respeito à faixa exclusiva, visando a fluidez do transporte coletivo e a segurança de todos os usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *