quinta-feira, novembro 21

Comissão de Cultura da Câmara aprova projeto que classifica Recife como a “capital nacional do brega”

Reconhecimento do movimento cultural busca valorizar a identidade local e impulsionar economia e turismo.

Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira (02), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 2521/2021, de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), que propõe classificar o Recife como a “capital nacional do brega”. A iniciativa surgiu após o brega ter sido declarado patrimônio cultural imaterial do Recife em 2021.
A justificativa do projeto ressalta que esse reconhecimento proporcionará maior visibilidade a um movimento que é considerado patrimônio imaterial e cultural do município, além de impulsionar a valorização e representatividade da luta dos artistas que compõem esse movimento. A medida também tem como objetivo fortalecer a economia local e incentivar o turismo na região.
Felipe Carreras, ao destacar a importância do brega para a identidade cultural do Recife, enfatizou que a cidade sempre foi berço de grandes manifestações culturais, que expressam a essência do seu povo. Com o passar do tempo, o movimento periférico do brega conquistou o Brasil em suas diversas variações, ganhando destaque em diferentes regiões do país.
A proposta agora segue para a votação no plenário da Câmara dos Deputados, onde será discutida e votada pelos parlamentares. Caso aprovada em plenário, a classificação oficial do Recife como a “capital nacional do brega” trará não apenas reconhecimento ao movimento cultural, mas também novas oportunidades para o desenvolvimento artístico, social e econômico da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile