sexta-feira, novembro 22

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossa Celso Sabino como novo Ministro do Turismo

Sabino assume o cargo com o objetivo de impulsionar o turismo e torná-lo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável.

Foto: Joédson Alves

Nesta quinta-feira, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ao deputado federal Celso Sabino, do partido União Brasil-PA, como novo ministro do Turismo. Sabino substitui a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) e assume o cargo com a missão de transformar o turismo em uma força impulsionadora do desenvolvimento sustentável e do crescimento econômico, com o objetivo de elevar a participação do setor no PIB para dois dígitos.
Em seu discurso de posse, Celso Sabino enfatizou a importância de aliar o turismo a pautas sociais e ao desenvolvimento do país. Ele destacou que o turismo deve ser visto como uma ferramenta que estimula a educação, saúde, emprego, renda e ainda fortalece as parcerias público-privadas para gerar riqueza. Sabino ressaltou que o turismo não se limita a paisagens naturais, mas abrange também a infraestrutura urbana e a conectividade digital.
Uma das primeiras medidas anunciadas pelo novo ministro foi a reformulação e ampliação do Conselho Nacional de Turismo, que agora conta com 93 conselheiros. O grupo realizará a primeira reunião de trabalho no próximo dia 19. Além disso, Sabino planeja apresentar, no próximo mês, o plano nacional de desenvolvimento do turismo, que incluirá diversas iniciativas.
Entre as propostas a serem implementadas, destacam-se a ampliação da conectividade entre as companhias aéreas, investimentos em novos produtos e destinos turísticos, campanhas digitais para promover o Brasil como destino turístico, qualificação da mão de obra do setor e aprimoramento da segurança para os turistas. O governo também pretende aumentar o fluxo turístico interno, reduzindo os preços das passagens aéreas e hospedagens.
Celso Sabino ressaltou que, além do turismo tradicional, seu ministério irá investir em programas que promovam a criação de novos polos turísticos, descentralizando recursos e incentivando modalidades como o turismo religioso, o etnoturismo, o volunturismo, o turismo de base comunitária e o ecoturismo sustentável.
Com as perspectivas de crescimento e o compromisso com um turismo mais inclusivo e sustentável, o novo ministro do Turismo busca impulsionar o setor e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile