segunda-feira, junho 17

Pernambuco registra mais o 11º caso do superfungo Candida auris

Paciente é uma mulher de 37 anos que estava internada no Hospital da Restauração

Foto: Bruno Campos/JC Imagens

Na terça-feira (11), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou a confirmação do 11º de Candida auris no estado, neste ano de 2023. A paciente é uma mulher de 37 anos que deu entrada no Hospital da Restauração (HR), em Recife.
Segundo a SES-PE, a mulher estava internada no hospital e ia fazer uma cirurgia quando testou positivo para Covid-19, sendo internada. No isolamento, a paciente teve contato com uma pessoa que está sobre monitoração constante. O caso foi confirmado na sexta-feira (07).
Esse é o primeiro registro de contaminação por Candida no HR em 2023. No ano passado, o hospital confirmou dois casos do fungo em pacientes de 38 e 70 anos. A confirmação veio horas depois da reabertura da emergência do Hospital Getúlio Vargas, após fechamento por causa casos da doença ocorridos no local
Neste ano, dois pacientes contaminados pelo superfungo vieram à óbito, mas, segunda a SES-PE, as mortes não tiveram relação com a Candida Auris. A secretária informou que o HR segue as regras da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para impedir a disseminação do fungo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *