segunda-feira, abril 15

Paralisação programada de 24h afetará abastecimento de água em três cidades da RMR

Compesa realizará manutenção no Sistema Tapacurá, com paralisação programada, interrompendo distribuição em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e todo Camaragibe.

Adutora do Sistema Tapacurá - Foto Divulgação
Compesa realizará manutenção no Sistema Tapacurá, com paralisação programada. Foto: Divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou uma paralisação no Sistema Tapacurá, impactando o abastecimento de água em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e em todo o município de Camaragibe. A interrupção terá início às 7h de quarta-feira (13) e se estenderá por 24 horas, sendo retomada gradualmente a partir das 7h de quinta-feira (14).

Uma manutenção, inicialmente agendada para o final de fevereiro, foi adiada devido às fortes chuvas e ao alerta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Segundo a Compesa, as atividades programadas incluem manutenções preventivas e corretivas eletromecânicas no Sistema Tapacurá, bem como a instalação de equipamentos para aprimorar a operação, como válvulas e registros.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

Um ponto crítico a ser abordado durante a intervenção é a retirada de um vazamento em um trecho da Adutora Tapacurá, situado no Curado IV, Jaboatão dos Guararapes. A tubulação, com 1.500 milímetros, apresenta alto grau de complexidade para execução. A Compesa esclarece que o vazamento, identificado anteriormente, foi controlado temporariamente com a instalação de uma abraçadeira. Para serviços desse porte, é necessário um planejamento cuidadoso.

Nos bairros do Recife atendidos pelos Sistemas Pirapama e Tapacurá, haverá queda de pressão durante a execução dos trabalhos. A Compesa informa que essas localidades receberão água exclusivamente de Pirapama, resultando em uma redução na vazão distribuída durante o período.

A retomada gradual da distribuição de água nas áreas afetadas começará às 7h de quinta-feira, seguindo o calendário específico de cada localidade. A Compesa orienta os moradores a acompanharem as informações divulgadas para saber quando o abastecimento será normalizado em cada região.

📲Siga nosso perfil no Instagram

Locais com distribuição suspensa por 24 horas:

  • Camaragibe: Todo o município.
  • Jaboatão dos Guararapes: Alto da Colina, Bulhões, Jaboatão Centro, Curado I, Curado Il, Curado III, Curado IV, Curado V, Engenho Velho, Floriano, Padre Roma, Santana, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, Muribequinha, Vista Alegre, Alto Bartolomeu, Alto da Bela Vista, Alto São Sebastião, Alto Santa Teresinha, Manassu, Vargem Fria, Vila Rica, Cavaleiro e Pacheco.
  • Recife: Apipucos, Caxangá, Cidade Universitária, Coqueiral, Cordeiro, Casa Forte, Casa Amarela, Curado, Dois Irmãos, Sítio dos Pintos, Sítio São Brás, Engenho do Meio, Iputinga, Areias, Barro, Caçote, Estância, Jiquiá, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió, Macaxeira, Mangueira, Monsenhor Fabrício, Santana, Monteiro, Parnamirim, Poço da Panela, Prado, Roda de Fogo, San Martin, Tamarineira, Torre, Torrões, Totó, Várzea, UR-7 Várzea, Vasco da Gama, Zumbi, Brasilit, Detran, Ilha do Joaneiro, Alto 13 de Maio, Alto do Mandú, Alto Santa Isabel, Madalena, Boa Vista, Paissandu, Coelhos, Derby, Ilha do Leite, Soledade, Graças, Espinheiro, Rosarinho, Aflitos e Santo Amaro.

Localidades com baixa pressão:

  • Recife: Ilha de Joana Bezerra, Santo Antônio, Afogados, São José, Cabanga, Coque, Boa Viagem, Imbiribeira, Ipsep, Bongi, Mustardinha, Mangueira, Ilha do Retiro, Pina e Brasília Teimosa.

A Compesa reforça a importância da compreensão da população e destaca que a paralisação é fundamental para a realização de melhorias estruturais que visam assegurar um serviço mais eficiente e duradouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *