segunda-feira, abril 15

Elias visita Centro de Controle Operacional do Rio de Janeiro em agenda com Eduardo Paes

A agenda se deu a convite do prefeito Eduardo Paes (PSD), que, na ocasião, destacou a capacidade de Elias enquanto gestor público da segunda maior cidade de Pernambuco.

Elias visita Centro de Controle Operacional do Rio de Janeiro em agenda com Eduardo Paes
Elias visita Centro de Controle Operacional do Rio de Janeiro em agenda com Eduardo Paes. Foto: Divulgação

Ex-prefeito e pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes visitou, nesta terça-feira, o Centro de Controle Operacional da cidade do Rio de Janeiro. A agenda se deu a convite do prefeito Eduardo Paes (PSD), que, na ocasião, destacou a capacidade de Elias enquanto gestor público da segunda maior cidade de Pernambuco.

“Jaboatão é a segunda maior cidade do estado de Pernambuco e o 27º maior município do Brasil. Elias é um prefeito que tem uma história de grandes realizações e que muito nos honra com a sua visita. Aprendemos um pouco com a sua experiência para implantarmos boas práticas na cidade do Rio”, destacou o prefeito carioca que, na ocasião, presenteou o pernambucano com uma edição do livro Rio Carnaval, com fotos assinadas por Vik Muniz, curadoria e design de Gringo Cardia e textos de Luiz Antônio Simas.

“A gente aprende todos os dias, afinal, o conhecimento é algo em constante estado de renovação. Pude ver de perto experiências positivas da gestão Eduardo Paes, e é isso que temos feito, observado o melhor de cada lugar para pôr em prática um modelo de gestão capaz de transformar para melhor a vida das pessoas”, disse Elias.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

Além de controlar as ações dos guardas no dia a dia, o Centro de Controle Operacional do Rio de Janeiro atua diuturnamente para dar suporte técnico, administrativo e operacional aos profissionais nas ruas, funcionando como intermediário na busca de soluções para situações de emergência. Entre os casos mais comuns, há os de crianças perdidas, combate a incêndios, partos, socorro a vítimas de acidentes automobilísticos, pequenos delitos e até veículos que estejam estacionados irregularmente obstruindo a passagem.

Do centro de operações, os guardas municipais têm acesso a imagens captadas em tempo real por 560 câmeras instaladas por toda a cidade. Os guardas também utilizam rádios de comunicação, smartphones e outros recursos tecnológicos que contribuem para facilitar a interação com o agente que está na rua ou acionando outros órgãos quando necessário, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

📲Siga nosso perfil no Instagram

“Uma experiência formidável. Esse é um dos pioneiros e mais bem estruturados centros de controle operacional do país, um sistema que transformou o Rio de Janeiro em uma ‘cidade inteligente’, por permitir o monitoramento do município em tempo real, 24 horas por dia, nas mais diversas áreas, a exemplo da mobilidade urbana, defesa civil e segurança pública. É um exemplo a ser adotado por cidades de grande e médio porte. Tenho namorado a ideia há algum tempo, mas saio daqui casado com o compromisso de replicar a experiência e fazer do Jaboatão dos Guararapes uma cidade inteligente”, pontuou Elias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *