terça-feira, maio 21

Nova vacina contra dengue estará disponível em Pernambuco a partir de julho

Qdenga (TAK-003) será o primeiro imunizante liberado no país para pessoas não infectadas anteriormente

Foto: Divulgação
A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) anunciou que uma nova vacina contra a dengue estará disponível no início de julho em Pernambuco. Desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, a Qdenga (TAK-003) será o primeiro imunizante totalmente aprovado no Brasil para indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus da dengue.

Inicialmente, a vacina Qdenga será aplicada exclusivamente na rede privada, em clínicas, laboratórios e farmácias. O registro da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. A faixa etária indicada para sua aplicação é de 4 a 60 anos.

A Qdenga é administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença e pode ser aplicada tanto em pessoas que nunca tiveram dengue quanto naquelas que já foram infectadas anteriormente.

Até então, a única vacina disponível no Brasil contra a dengue era a Dengvaxia, produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, recomendada apenas para pessoas previamente infectadas. Essa vacina protege contra uma possível segunda infecção, que pode ser mais grave e até fatal.

Quanto à disponibilidade da Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS), ainda não há um prazo definido. Sua inclusão na rede pública de saúde depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão responsável por assessorar o Ministério da Saúde nas decisões desse tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *