No Maranhão, o AudSUS pediu a restituição de R$ 53 milhões
Foto: Luiza Castro/Sul21 |
O Ministério da Saúde está analisando dados de produção do Sistema Único de Saúde (SUS) de 467 municípios pelo país, cerca de 8% existentes no Brasil, que apresentam distorções ou números exagerados.
Foi feito uma lista de cidades com informações suspeitas pelo Ministério, que vai analisar se os dados encaminhados para a pasta correspondem à realidade. Em auditoria interna, o AudSUS interpretou números de prefeituras do Maranhão, solicitando devolução de R$ 53 milhões, valor que foi enviado irregularmente à saúde pública dos municípios.
O Ministério se pronunciou em entrevista ao Metrópoles, afirmando que “vem aprimorando as regras de negócio dos sistemas oficiais de informação, objetivando reduzir os riscos de registros de produção assistencial distorcidos ou irregulares”.
“Foram desenvolvidos mecanismos para controlar a quantidade máxima de procedimentos por paciente, a cada período, e para impedir alterações nos dados. Essas medidas permitem um melhor acompanhamento das informações inseridas nos bancos de dados”, finalizou.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.