Câncer no colo do útero é o terceiro mais frequente em mulheres com mais de 17 mil casos por ano
Foto: Reprodução |
O mês de julho é voltado para a conscientização para o combate aos cânceres que podem surgir no aparelho reprodutor feminino. Dados do Ministério da Saúde mostram que os tumores no colo do útero, no corpo do útero e do ovário estão entre os dez mais frequentes no Brasil.
manchas de sangue irregulares ou sangramento leve entre períodos em mulheres em idade reprodutiva; mancha ou sangramento pós-menopausa; sangramento após a relação sexual; aumento do corrimento vaginal, às vezes com mau cheiro.
Conforme o câncer de colo do útero avança, sintomas mais graves podem aparecer, incluindo: dores persistentes nas costas, perna ou pélvis; perda de peso, fadiga e perda de apetite; corrimento vaginal com mau cheiro e desconforto vaginal; inchaço de uma perna ou ambas. Dependendo do estágio do câncer, outros sintomas graves podem surgir.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.