terça-feira, maio 28

Jovem de 24 anos recebeu o primeiro transplante de rosto e mãos

Joe conta o que mudou na sua vida cinco anos após o acidente

Foto: Reprodução
Joe DiMeo, hoje com 24 anos, foi a primeira pessoa do mundo a passar por um transplante facial e de mãos ao mesmo tempo. Agora, cinco anos após ter sofrido o acidente que transformou a sua vida, o jovem americano diz ter “encontrado o amor” e afirma que, apesar das mudanças físicas, permanece o mesmo por dentro.
“Quero compartilhar a minha história para dar esperança às pessoas no mundo”, contou DiMeo em 2021, meses após ter feito as cirurgias. “Tive uma segunda chance na vida, não há desculpa para não estar motivado ou não fazer minha terapia. Sempre há luz no fim do túnel.”
Em julho de 2018, ele voltava para casa depois de ter feito um plantão noturno. Cansado, dormiu no volante e perdeu o controle do veículo, que capotou e pegou fogo. Antes do carro explodir, no entanto, DiMeo foi resgatado das ferragens por motoristas que passavam pelo local.
Ao todo, ele ficou com 80% do corpo coberto por queimaduras de terceiro grau e passou três meses em coma induzido. Suas pálpebras e lábios derreteram e o rosto ficou desfigurado. Todos os dedos de suas mãos foram amputados. Quando acordou, precisou voltar para a casa dos pais e começou a depender deles para atividades cotidianas.
Nove meses mais tarde, os profissionais responsáveis pelo caso de DiMeo o encaminharam ao médico Eduardo Rodriguez, diretor do programa de transplante de face, professor de cirurgia plástica reconstrutiva e chefe do centro de cirurgia plástica do hospital NYU Langone. Na época, o especialista afirmou que o jovem era seu “paciente mais motivado”.
“Ele é jovem, saudável, e com a importante qualidade de ser o paciente mais motivado que eu já conheci. Essa característica é essencial para sobreviver à cirurgia e a todo o processo pós-operatório, que envolve muita fisioterapia”, ressaltou Rodriguez em entrevista coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *