quinta-feira, novembro 21

Governo discute criação de “Concurso Nacional Unificado” para vagas federais

Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos pretende aplicar ideia em, ao menos, 180 cidade

Foto: Divulgação
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos iniciou discussões, nesta sexta-feira (25), com outros órgãos do governo federal sobre a possibilidade de instituir um “concurso nacional unificado”, que visa transformar a forma como os concursos públicos para vagas federais são realizados.
Caso aprovada, a proposta atual sugere a realização da prova em 180 cidades e que os candidatos aprovados preencham vagas em diversos órgãos federais, incluindo ministérios e autarquias. A inspiração para essa ideia vem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é adotada por inúmeras faculdades e universidades em substituição aos vestibulares tradicionais.
No entanto, ainda não está claro se haverá restrições para esse concurso unificado, especialmente para carreiras como as policiais, jurídicas e as “carreiras de Estado”, como diplomacia e auditoria da Receita. O governo também não definiu um prazo-limite para tomar uma decisão sobre a viabilidade desse novo modelo de concurso.
O secretário de Gestão de Pessoal do ministério, José Celso Cardoso Jr., destaca a inovação da iniciativa ao buscar harmonizar e padronizar os processos e resultados dos concursos, que atualmente são organizados por diferentes bancas e regulamentos para cada órgão federal. A medida visa simplificar e otimizar o processo de seleção, contribuindo para maior eficiência no ingresso aos quadros do serviço público federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile