quarta-feira, novembro 27

Curso de Oficiais da PMPE Inicia com 157 Alunos

Curso de Formação de Oficiais da PMPE prepara 157 cadetes para liderança com foco em segurança e direitos humanos.

Governadora destaca esforços para reforçar a Polícia Militar com 7 mil novos profissionais até 2026.
Governadora destaca esforços para reforçar a Polícia Militar com 7 mil novos profissionais até 2026. Foto: Rafael Bandeira

A governadora Raquel Lyra, além de reforçar o compromisso com a segurança pública, acompanhou, nesta segunda-feira (25), a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Nesse contexto, o evento marcou o início da capacitação de 157 aprovados no concurso para o cargo de 2° tenente. Realizada no auditório da Justiça Federal, no Recife, a solenidade também teve a participação da vice-governadora Priscila Krause, o que destacou a relevância do momento.

Lyra enfatizou o compromisso do governo em fortalecer as forças de segurança. “Realizamos concursos para mais de 7 mil profissionais na Polícia Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros. Investimos em equipamentos como viaturas, coletes e armamentos, além de modernizar estruturas para garantir um Pernambuco mais seguro”, afirmou.

Novas contratações fortalecem efetivo policial

O concurso de 2024 selecionou 4,8 mil soldados para a PMPE, além dos oficiais. Até 2026, o governo planeja incorporar mais de 7 mil profissionais à segurança do estado. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou que a defasagem no efetivo foi uma das primeiras prioridades da gestão. “A governadora autorizou rapidamente os concursos. Já iniciamos a formação para praças e oficiais dos Bombeiros e, no próximo mês, começaremos o treinamento de 2.400 novos soldados da PMPE”, afirmou.

Formação de líderes para a corporação

O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, explicou que o CFO prepara os cadetes para liderar. “O curso aborda disciplinas militares, policiais e de direitos humanos. Durante 12 meses, de segunda a sexta, e, quando necessário, nos finais de semana, os alunos terão aulas intensivas”, detalhou.

Supervisionado pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides), o curso representa a última etapa antes do ingresso oficial na corporação. A turma inaugural reúne 157 cadetes, incluindo 33 mulheres.

Emoção e dedicação marcam início do curso

Samuel Marinho, de 26 anos, é um dos cadetes que iniciaram a formação. “Este é um sonho realizado, fruto de anos de dedicação. Estou pronto para dar o meu melhor e servir à população como oficial da Polícia Militar”, declarou o jovem, natural de Caruaru, no Agreste.
Durante o evento, outras autoridades destacaram os esforços do governo para modernizar e ampliar as forças de segurança. O secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e os executivos Clóvis Ramalho (Proteção e Defesa Civil) e Enéias Ferreira (Gestão Integrada de Defesa Social) também participaram da solenidade.

Com as iniciativas em andamento, o governo de Pernambuco reforça a promessa de garantir mais segurança e eficiência para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile