sexta-feira, fevereiro 23

CBF adia última rodada do Brasileirão 2023

Decisão da CBF visa acomodar jogos adiados e evita conflito com a data Fifa.

CBF adia final do do brasileirão, Fortaleza teve dois jogos adiados. Foto: Thiago GAdelha/SVM
CBF adia final do do brasileirão, Fortaleza teve dois jogos adiados. Foto: Thiago GAdelha/SVM

A última rodada do Campeonato Brasileiro, que inicialmente estava marcada para o dia 3 de dezembro, um domingo, teve sua data alterada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Agora, os jogos finais da competição acontecerão no dia 6 de dezembro, uma quarta-feira. Essa mudança visa acomodar partidas que foram adiadas durante o torneio, sem interferir no período da data Fifa de novembro.

A decisão da CBF representa uma tentativa de garantir que as partidas adiadas do Campeonato Brasileiro ocorram de forma a não conflitar com a programação da seleção brasileira, que terá dois importantes confrontos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A exceção a essa regra será a partida entre Fortaleza e Cruzeiro, que originalmente estava prevista para o fim de semana e foi adiada devido à presença do time cearense na final da Copa Sul-Americana. Este jogo acontecerá em 18 de novembro, durante a data Fifa, no mesmo período em que o Brasil enfrentará a Colômbia e a Argentina.

Além do confronto entre Fortaleza e Cruzeiro, outras partidas adiadas do Campeonato Brasileiro foram remarcadas para datas posteriores. O jogo entre Fluminense e São Paulo, inicialmente agendado para 4 de novembro, ocorrerá em 22 de novembro, quarta-feira, às 21h30. Da mesma forma, o duelo entre Fortaleza e Botafogo, que deveria ter sido realizado em 24 de outubro, foi adiado devido a um incidente com a iluminação no estádio Nilton Santos e agora será disputado em 23 de novembro, quinta-feira, às 19h.

O confronto entre Flamengo e Bragantino, originalmente marcado para 28 de outubro, foi reagendado para 23 de novembro, quinta-feira, às 21h30, devido à cessão do Maracanã para a Conmebol, que está preparando o estádio para a final da Libertadores.

Essas três partidas foram programadas logo após o término da data Fifa, que inclui o confronto entre Brasil e Argentina em 21 de novembro, uma terça-feira, no Maracanã. Além disso, a CBF também adiou o confronto entre Cruzeiro e Vasco, pela 33ª rodada, que originalmente estava marcado para 8 de novembro e agora acontecerá em 22 de novembro, quarta-feira, às 19h.

Como resultado dessas mudanças, a 35ª rodada, que estava agendada para 22 e 23 de novembro, foi remanejada para o fim de semana seguinte, 25 e 26 de novembro. O mesmo acontecerá com as três rodadas subsequentes.

A decisão da CBF de adiar a última rodada do Campeonato Brasileiro para 6 de dezembro tem o objetivo de evitar conflitos de agenda e garantir que as partidas adiadas sejam realizadas de maneira adequada. A mudança reflete a preocupação da entidade em manter o calendário do futebol brasileiro organizado e minimizar impactos nos contratos firmados com parceiros para as competições nacionais.

A alteração no calendário do Brasileirão foi precedida por um ofício enviado pela CBF à Conmebol no início deste ano, em 11 de janeiro, no qual a entidade nacional expressou preocupação com a inclusão de uma nova fase da Copa Sul-Americana, o mata-mata de playoffs, logo após a fase de grupos.

A CBF alegou que essa mudança sem diálogo prévio afetaria a organização do calendário e as competições nacionais em fases decisivas, bem como teria impacto nos contratos com parceiros. A decisão de adiar a última rodada demonstra o esforço da CBF em contornar esses desafios e garantir a continuidade do Campeonato Brasileiro de forma organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *