terça-feira, maio 21

São João:Profissionais avisam sobre o risco de queimaduras durante os festejos

 Nessa época do ano, o número de acidentes com fogo aumenta  

Foto: Reprodução/ Brasil de Fato

Durante o período de São João acontece a campanha Junho Laranja que conscientiza a população sobre a prevenção de acidentes que causam queimaduras. O cuidado com fogueiras, fogos de artifícios e bombinhas deve ser redobrado, é o que alerta a Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos (SBCP). 

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, durante o ano, cerca de 150 mil pessoas se envolvem em acidentes envolvendo fogo que precisam de internação. Dos casos relatados, 70% ocorrem em ambientes domésticos, enquanto 30% afetam crianças. 

Orientações para brincar seguro 

A SBCP lembra alguns cuidados que podem ser considerados para evitar acidentes e conseguir curtir o São João: “Nunca jogue álcool sobre a fogueira ou sobre chamas e brasas; evite usar fogos de artifícios; não deixe crianças perto de lareiras, fogueiras e não incentive a brincadeira com balões.” 

Se mesmo com as precauções uma pessoa for queimada, o aconselhado é chamar o Samu, 192, ou dirigir-se para um hospital. A recomendação médica é de nunca utilizar substâncias como pasta de dente, nem itens culinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *