sexta-feira, novembro 22

Rio de Janeiro confirma primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5 da covid-19

Paciente do sexo masculino, de 46 anos, apresentou sintomas leves e já está recuperado

Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro anunciou, na quarta-feira (30), a confirmação do primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5 da covid-19 na cidade. O paciente, um homem de 46 anos, apresentou sintomas leves, manteve isolamento domiciliar e já não apresenta mais sintomas.
O caso foi atestado pelo laboratório de sequenciamento genético da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O paciente não possui histórico de viagem, o que indica que a transmissão local dessa linhagem já está ocorrendo. 
A secretaria ressalta a importância da vacinação de reforço com a bivalente contra a covid-19. O paciente não havia recebido essa dose, reforçando a recomendação para que todas as pessoas maiores de 12 anos realizem a dose de reforço, que mantém a proteção contra casos graves da variante Ômicron. 
Apesar do caso, a cidade do Rio de Janeiro alcançou uma alta cobertura vacinal, atingindo 98% no esquema inicial de vacinação. No entanto, a proteção vai diminuindo ao longo do tempo, tornando indispensável a aplicação da dose de reforço. A secretaria destaca que não há indícios de que a nova subvariante escape da proteção vacinal e orienta as pessoas que não receberam a vacina bivalente a procurarem uma unidade de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile