segunda-feira, julho 22

Recife recebe circuito de Vôlei de Praia com participação internacional

Evento esportivo promovido pela Prefeitura do Recife atrai atletas de 47 países e promove inclusão social e turismo na região.

Recife recebe circuito de Vôlei de Praia com participação internacional
Recife recebe circuito de Vôlei de Praia com participação internacional. Foto: Rodolfo Loepert/ PCR

O Recife está fervendo com a movimentação dos areais do Pina neste mês de março. O motivo? A cidade é palco das etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia BET7K 2024 e do Beach Pro Tour Challenge. Até o próximo domingo (17), e entre os dias 21 e 24, respectivamente, a orla do Pina será o centro das atenções para os amantes do esporte.🏐

Nesta sexta-feira (15), o prefeito João Campos esteve presente nas quartas de final da segunda etapa do Circuito Brasileiro, mostrando o apoio do município aos eventos esportivos de grande magnitude que atraem não só atletas, mas também turistas e admiradores da modalidade.

“O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia no Recife é mais uma captação da Prefeitura que consolida a nossa cidade no topo do Brasil nos grandes encontros esportivos. Temos o campeonato nacional e mundial acontecendo aqui e, com certeza, duplas olímpicas passarão por aqui. Os jogos são abertos para a população. Podem vir, confiram a programação – é gratuito e para todos”, convidou o prefeito.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

Os torneios, promovidos pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), contam com o apoio da Prefeitura do Recife, que inovou ao disponibilizar 98% dos 2 mil lugares da arena gratuitamente, mediante cadastro no site da CBV. Além disso, parte da receita das entradas será destinada a projetos esportivos locais, permitindo que jovens atletas tenham acesso a eventos de nível mundial.

Micaelly de Jesus, aluna da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, expressou sua empolgação: “Eu achei a oportunidade muito legal. Eu criei um gosto por vôlei recentemente e acho que meus colegas também vão criar depois desse momento aqui na Praia do Pina”.

📲Siga nosso perfil no Instagram

Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes, ressaltou a importância dos eventos para a cidade: “É sempre motivo de muito orgulho para a gente trazer eventos do porte de um circuito brasileiro de vôlei de praia, e do mundial, para o Recife. Além de colocar a nossa capital em evidência nacional e internacional, proporcionamos que essas nossas crianças da rede municipal de ensino guardem esse momento para a vida inteira”.

Os eventos não só movimentam a cidade esportivamente, mas também economicamente. Estima-se que entre 100.000 e 150.000 pessoas estejam presentes, impulsionando o comércio formal e informal na Praia do Pina e arredores.

Além disso, há um forte viés social nos eventos. Professores da Rede Municipal de Ensino e funcionários da Secretaria de Esportes foram capacitados para ensinar vôlei de praia, e bolas doadas pelos participantes serão destinadas a projetos apoiados pela Prefeitura. Atletas também participarão de visitas a escolas e projetos sociais, compartilhando experiências e incentivando a prática esportiva entre os jovens.

Esses torneios servem como preparação para as Olimpíadas de Paris 2024 e reúnem mais de 400 atletas de 47 países. O Circuito Brasileiro terá nove etapas, sendo cinco delas antes dos Jogos Olímpicos. Com o modelo lançado pela CBV em 2022, o evento mantém sua divisão entre Top e Aberto, ampliando o número de duplas participantes e conectando-se ao Circuito Mundial.

Em suma, o Recife não apenas se destaca como palco de competições esportivas de alto nível, mas também demonstra seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento esportivo local e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *