domingo, fevereiro 25

Recife inicia construção do maior Parque Público da cidade, focado na inclusão e preservação ambiental

Parque Governador Eduardo Campos contará com áreas para todas as idades e preservação da memória do antigo Aeroclube.

João Campos
Foto: Wesley D`Almeida
A capital pernambucana está prestes a ganhar o maior Parque Público de sua história, com a iniciativa da Prefeitura do Recife de construir o Parque Público Governador Eduardo Campos. Com uma área total de 11,9 hectares, o novo espaço verde está sendo erguido no terreno do antigo Aeroclube, localizado na Zona Sul da cidade, e representa um investimento de R$ 62 milhões por parte da gestão municipal. A previsão é que o parque seja entregue à população no segundo semestre de 2024.
O prefeito João Campos, que vistoriou o canteiro de obras nesta quarta-feira (20), destacou a importância do projeto, afirmando: “Hoje é um dia muito especial. Este será o maior parque da cidade do Recife. O Parque Eduardo Campos é um equipamento social, que representa a construção de uma cidade justa e inclusiva. O foco absoluto da Prefeitura é realizar uma obra de qualidade e uma urbanização em uma área que precisa.”
O Parque Público Governador Eduardo Campos será um espaço democrático e inclusivo, atendendo a todos os públicos e faixas etárias. Entre as comodidades previstas estão um parque infantil, área para pessoas com mobilidade reduzida (PMR), fonte interativa, pista de cooper, Academia da Cidade, quadra poliesportiva, campo de areia e ciclovia. Além disso, o equipamento contará com um “parcão”, área para piquenique e espaço para caminhada às margens do Parque dos Manguezais.
Para manter viva a memória do antigo Aeroclube, o Parque também abrigará o Espaço Memória, que apresentará uma exposição permanente com fotos, vídeos e textos contando a história do local.
As obras estão sob a coordenação do Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) da PCR, responsável por importantes intervenções urbanas da capital, como a orla e o Hospital da Criança. Cinthia Mello, chefe do GABPE, detalhou que mais de 1.700 árvores e mais de 500m² de mudas ornamentais serão plantadas no local, enfatizando o compromisso com a preservação ambiental.
Além do Parque Público Governador Eduardo Campos, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 223,2 milhões na região, incluindo os habitacionais Encanta Moça 1 e 2, um Centro Comunitário da Paz (Compaz), duas creches, uma Upinha e a transformação de uma passarela em biblioteca, beneficiando mais de 170 mil pessoas.
Com mais de 660 áreas verdes, entre praças, parques e refúgios, e 12 parques, Recife reforça seu compromisso com o meio ambiente e o bem-estar da comunidade, promovendo espaços de qualidade para lazer e convívio social. O Parque Público Governador Eduardo Campos se junta à lista de locais que enriquecem a vida dos recifenses, oferecendo um ambiente inclusivo e preservando a memória histórica da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *