segunda-feira, abril 15

Recife abre matrículas para alunos novatos

Com essas iniciativas, a Prefeitura do Recife busca tornar o processo de matrícula o mais acessível e prático possível para a população.

Rede municipal do Recife abre vagas para alunos novatos. Foto: Andréa Rêgo Barros
Rede municipal do Recife abre vagas para alunos novatos. Foto: Andréa Rêgo Barros

A Prefeitura do Recife está com inscrições abertas para novos alunos na Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2024. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 22.378 vagas em diferentes modalidades de ensino, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prazo para inscrições vai até o dia 7 de dezembro e pode ser feito de forma simples pela internet, no Portal da Educação, ou através do Conecta Recife. Para efetivar a matrícula, é imprescindível informar o CPF do estudante no ato da inscrição, o que permitirá concorrer a uma vaga nas 370 escolas e creches da rede municipal.

Após o cadastro de matrícula, o responsável pelo estudante novato precisará realizar a “aceitação da vaga” da escola ou creche selecionada, o que pode ser feito por WhatsApp, para aqueles que forneceram um número de celular válido durante a inscrição, ou através do site de matrícula online.

A etapa final para efetivação da matrícula ocorrerá entre os dias 4 e 15 de janeiro de 2024, diretamente na escola ou creche escolhida.

Será necessário apresentar uma série de documentos, incluindo o CPF do estudante, cópia da certidão de nascimento, cópia da carteira de vacinação, cópia do cartão do SUS, comprovante de residência atualizado com o CEP, cópia do NIS do estudante, duas fotos 3×4 recentes e iguais, documento de transferência da unidade educacional de origem, comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH do estudante, além de documentos que comprovem condições complementares informadas na inscrição.

Das mais de 22 mil vagas oferecidas, 11.271 são destinadas à Educação Infantil, 6.427 para Anos Iniciais, 1.339 para Anos Finais e 3.341 para a EJA. A Rede Municipal de Ensino do Recife atualmente atende cerca de 100 mil estudantes em escolas e creches, e para o ano de 2024, haverá 4 mil vagas a mais disponíveis na rede pública municipal.

Para garantir que todos tenham acesso ao processo de matrícula, a prefeitura disponibilizará 12 polos de apoio especial em diferentes pontos da cidade, com equipamentos e equipes de apoio para auxiliar a população. Além disso, em 29 escolas e 13 Unidades de Tecnologia na Educação (UTECs), haverá computadores disponíveis para realizar as matrículas dos novos alunos.

Para aqueles que não têm acesso à internet, a prefeitura também disponibilizará caminhões itinerantes em diversos locais da cidade, com pessoal treinado e equipamentos para facilitar o acesso ao serviço.

Em caso de dúvidas, um número de atendimento telefônico gratuito (0800.200.6565) estará disponível de segunda a sábado, das 8h às 17h, até o dia 15 de janeiro.

Polos especiais com apoio para realizar a matrícula:

  • Prefeitura do Recife
  • Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)
  • Compaz Dom Hélder Câmara (Joana Bezerra)
  • Compaz Miguel Arraes (Caxangá)
  • Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo (Ilha do Leite)
  • Escola Municipal Mario Melo (Campo Grande)
  • Escola Municipal Karla Patrícia (Boa Viagem)
  • Escola Municipal em Tempo Integral Maria Sampaio (Cohab)
  • Escola Municipal Santa Luzia (Cordeiro)
  • Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima (Casa Amarela)
  • Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira)

Cronograma dos caminhões itinerantes da Primeira Infância, das 8h às 17h:

  • 07/11 a 10/11: Praça da Infância (Encruzilhada) e Prefeitura do Recife
  • 13/11 a 17/11: Parque da Macaxeira e Praça do Trabalho (Casa Amarela)
  • 20/11 a 24/11: Praça do Rosário (Várzea) e Praça Noel Rodrigues (San Martin)
  • 27/11 a 01/12: Geraldão (Imbiribeira) e Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer (Brasília Teimosa)
  • 04/12 a 07/12: Praça do Rosário (Várzea) e Praça Noel Rodrigues (San Martin)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *