Com essas iniciativas, a Prefeitura do Recife busca tornar o processo de matrícula o mais acessível e prático possível para a população.
A Prefeitura do Recife está com inscrições abertas para novos alunos na Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2024. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 22.378 vagas em diferentes modalidades de ensino, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O prazo para inscrições vai até o dia 7 de dezembro e pode ser feito de forma simples pela internet, no Portal da Educação, ou através do Conecta Recife. Para efetivar a matrícula, é imprescindível informar o CPF do estudante no ato da inscrição, o que permitirá concorrer a uma vaga nas 370 escolas e creches da rede municipal.
Após o cadastro de matrícula, o responsável pelo estudante novato precisará realizar a “aceitação da vaga” da escola ou creche selecionada, o que pode ser feito por WhatsApp, para aqueles que forneceram um número de celular válido durante a inscrição, ou através do site de matrícula online.
A etapa final para efetivação da matrícula ocorrerá entre os dias 4 e 15 de janeiro de 2024, diretamente na escola ou creche escolhida.
Será necessário apresentar uma série de documentos, incluindo o CPF do estudante, cópia da certidão de nascimento, cópia da carteira de vacinação, cópia do cartão do SUS, comprovante de residência atualizado com o CEP, cópia do NIS do estudante, duas fotos 3×4 recentes e iguais, documento de transferência da unidade educacional de origem, comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH do estudante, além de documentos que comprovem condições complementares informadas na inscrição.
Das mais de 22 mil vagas oferecidas, 11.271 são destinadas à Educação Infantil, 6.427 para Anos Iniciais, 1.339 para Anos Finais e 3.341 para a EJA. A Rede Municipal de Ensino do Recife atualmente atende cerca de 100 mil estudantes em escolas e creches, e para o ano de 2024, haverá 4 mil vagas a mais disponíveis na rede pública municipal.
Para garantir que todos tenham acesso ao processo de matrícula, a prefeitura disponibilizará 12 polos de apoio especial em diferentes pontos da cidade, com equipamentos e equipes de apoio para auxiliar a população. Além disso, em 29 escolas e 13 Unidades de Tecnologia na Educação (UTECs), haverá computadores disponíveis para realizar as matrículas dos novos alunos.
Para aqueles que não têm acesso à internet, a prefeitura também disponibilizará caminhões itinerantes em diversos locais da cidade, com pessoal treinado e equipamentos para facilitar o acesso ao serviço.
Em caso de dúvidas, um número de atendimento telefônico gratuito (0800.200.6565) estará disponível de segunda a sábado, das 8h às 17h, até o dia 15 de janeiro.
Polos especiais com apoio para realizar a matrícula:
- Prefeitura do Recife
- Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)
- Compaz Dom Hélder Câmara (Joana Bezerra)
- Compaz Miguel Arraes (Caxangá)
- Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo (Ilha do Leite)
- Escola Municipal Mario Melo (Campo Grande)
- Escola Municipal Karla Patrícia (Boa Viagem)
- Escola Municipal em Tempo Integral Maria Sampaio (Cohab)
- Escola Municipal Santa Luzia (Cordeiro)
- Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima (Casa Amarela)
- Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira)
Cronograma dos caminhões itinerantes da Primeira Infância, das 8h às 17h:
- 07/11 a 10/11: Praça da Infância (Encruzilhada) e Prefeitura do Recife
- 13/11 a 17/11: Parque da Macaxeira e Praça do Trabalho (Casa Amarela)
- 20/11 a 24/11: Praça do Rosário (Várzea) e Praça Noel Rodrigues (San Martin)
- 27/11 a 01/12: Geraldão (Imbiribeira) e Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer (Brasília Teimosa)
- 04/12 a 07/12: Praça do Rosário (Várzea) e Praça Noel Rodrigues (San Martin)
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.