quarta-feira, agosto 27

Queda de Boeing na Índia: Relatório aponta falha crítica

Relatório preliminar do AAIB indica corte involuntário de combustível antes da queda de Boeing da Air India que matou 260 pessoas em Ahmedabad.

Relatório preliminar do AAIB mostra corte de combustível antes da queda do Boeing que matou 260 na Índia. Foto -Adnan Abidi
Relatório preliminar do AAIB mostra corte de combustível antes da queda do Boeing que matou 260 na Índia. Foto -Adnan Abidi / Reuters

Um relatório preliminar do Bureau Indiano de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB) revelou novos detalhes sobre o acidente com um Boeing 787-8 Dreamliner da Air India, que se chocou contra casas logo após a decolagem em Ahmedabad, no oeste da Índia, no dia 12 de junho. O desastre causou a morte de 260 pessoas, incluindo 19 no solo, e deixou apenas um sobrevivente entre os 241 a bordo.

Principais pontos do relatório do AAIB

Segundo o documento divulgado no sábado, os interruptores de alimentação de combustível dos motores passaram da posição “run” (aberto) para “cutoff” (fechado) segundos antes do impacto. O relatório destaca:

  • O primeiro motor teve o combustível cortado, seguido pelo segundo um segundo depois.
  • A velocidade máxima durante a decolagem chegou a 180 nós (333 km/h).
  • Ambos os motores começaram a perder potência imediatamente após o corte.

Conversas captadas no cockpit

As gravações de áudio da cabine mostram um dos pilotos questionando o outro sobre o corte de combustível. O copiloto respondeu que não havia desligado os motores. Cerca de um minuto depois, foi emitido o sinal de emergência “Mayday, Mayday, Mayday” antes do impacto contra residências.

Imagens e dados adicionais

As câmeras de segurança do aeroporto confirmaram o desdobramento da RAT (turbina eólica de emergência) durante a subida inicial — um indicativo de perda de energia. O relatório também descarta a presença de aves no local no momento do acidente.

Outro dado relevante: o avião começou a perder altitude antes de deixar o perímetro do aeroporto, reforçando a tese de falha crítica logo após a decolagem.

Investigação ainda sem conclusões

O relatório do AAIB é preliminar e não atribui culpa a nenhum tripulante ou à companhia aérea. A agência informou que a investigação continua para esclarecer:

  • A razão exata para o movimento dos interruptores.
  • Possíveis falhas mecânicas ou erros humanos.
  • As condições operacionais do voo e da tripulação.

As autoridades pedem cautela nas interpretações até que o relatório final seja divulgado.

Impacto e reações

O governo indiano prometeu total transparência no processo de investigação. Em nota oficial, a Air India declarou estar cooperando integralmente com as autoridades e lamentou as vítimas.

Especialistas ouvidos por veículos como a BBC e o The Times of India afirmam que o acidente destaca a importância do treinamento em situações de pane e a necessidade de revisar protocolos de segurança.

Em resumo:

  • 260 mortos no acidente, incluindo 19 pessoas em solo.
  • Corte de combustível nos motores detectado antes da queda.
  • Relatório preliminar não define causas ou culpa.
  • Investigação segue em andamento com foco em fatores humanos e técnicos.

As autoridades indianas devem publicar novos relatórios nas próximas semanas, com análises detalhadas de sistemas, manutenção e procedimentos da tripulação.

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