segunda-feira, abril 15

Presidente Lula institui estratégia nacional para conectar 138,4 Mil escolas até 2026

Decreto visa garantir conectividade a escolas públicas em todo o país, com a participação de vários ministérios e financiamento do Fust e leilão do 5G

Lula
Foto: Reprodução/ Canal Gov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (26), um decreto que estabelece a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. O objetivo do governo é conectar 138,4 mil escolas em todo o Brasil até o ano de 2026. O anúncio foi feito durante o programa “Conversa com o Presidente”, transmitido pelo Canal Gov.
“Estamos hoje assinando o decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Vamos conectar 138.400 escolas em todo o país. Até 2026, vamos garantir que todas as nossas crianças estejam altamente conectadas com Wi-Fi e todas as demais necessidades”, afirmou o presidente Lula.
O ministro da Educação, Camilo Santana, que também participou do programa, destacou que mais da metade das escolas brasileiras não possui acesso Wi-Fi atualmente. Algumas escolas até têm alguma forma de conectividade, mas apenas na sala da direção, sem acesso para alunos e professores.
A estratégia envolverá um comitê composto por vários ministérios, incluindo Ciência e Tecnologia, Educação e Casa Civil. Os recursos para implementação serão provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e do leilão do 5G.
Camilo Santana enfatizou que a meta é garantir que, até o final de 2026, nenhuma escola pública fique sem conectividade para fins pedagógicos. Isso inclui não apenas o acesso à internet, mas também a disponibilidade de equipamentos, laboratórios de informática, tablets, computadores e redes Wi-Fi nas escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *