quarta-feira, julho 24

Embarque Digital: Recife abre 250 vagas gratuitas para cursos tecnológicos; saiba como se inscrever

 Podem participar do programa estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública brasileira, com notas do Enem ou do SSA

Embarque
Cadastros são realizados pela internet e vão até o dia 30 de junho – Foto:Paulo Melo/PCR

Foram abertas nesta terça-feira (13) as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2023 do programa Embarque Digital. Ao todo, estão sendo oferecidas 250 vagas gratuitas em curso tecnólogos (graduação com formação em dois anos e seis meses) ligados à área de tecnologia. 

Podem participar do programa estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública brasileira e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das últimas cinco edições ou o Sistema Seria de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco.

Os cursos oferecidos são Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, de forma presencial, em parceria com o Porto Digital.

Os estudantes irão cursas as disciplinas de forma presencial, com bolsas 100% custeadas pela prefeitura do Recife. 

As inscrições no Embarque Digital do segundo semestre ficarão abertas até o dia 30 de junho de 2023,  no site educ.rec.br/educarecife/embarquedigital.

Para fazer a inscrição, os candidatos deverão preencher completamente o formulário de inscrição, acompanhado do documento comprobatório da nota do ENEM ou do Sistema Seriado de Avaliação (SSA); Certificado de Conclusão do Ensino Médio; Certidão de Conclusão do Ensino Fundamental (para os candidatos que pretendem utilizar o critério de desempate de ter se formado no ensino fundamental em escola pública) e comprovantes de residência e domicílio no Recife em nome próprio, do responsável legal ou cônjuge, atualizado dos últimos seis meses, contados da data de inscrição.

Participam do programa a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR); Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); Faculdade SENAC (SENAC) e Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Das vagas, 80% serão preenchidas por candidatos que aplicarem usando a nota do Enem. As outras 20% serão destinadas a candidatos com notas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da UPE.

No Embarque Digital, 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino.

Os candidatos que optarem por utilizar o ENEM como exame de avaliação terão pesos atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento para formar a nota final no processo seletivo. Redação e Matemática e suas tecnologias são as avaliações de maior peso, valendo 4 e 3, respectivamente. Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias aparecem como peso 1.

divulgado até o dia 10 de julho, passível a alterações em virtude de interposição e aprovação de recursos. O período de recursos será realizado entre os dias 11 e 13 de julho e, logo após, o resultado final com a lista dos aprovados nesta edição do Embarque Digital será divulgado, no dia 17 de julho.

Cronograma:

Período de inscrição: do dia 13 ao dia 30/06/2023

Resultado preliminar: até o dia 10/07/2023

Resultado final: até o dia 17/07/2023

Jc/Ne10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *