segunda-feira, maio 27

Prefeitura do Recife celebra 486° aniversário da cidade com mais de 15 eventos totalmente gratuitos

Programação superlativa incluirá o espetáculo do Boi Voador, que será retomado. População também poderá contar com show de Kelvis Duran no Viva Guararapes.

Paço do Frevo
Foto: PCR Imagem
Nada mais recifense do que viver, curtir e conhecer a história da cidade com atividades gratuitas. Em comemoração ao 486° aniversário do Recife, a Prefeitura, por meio da Secretarias de Cultura e Turismo e Lazer, oferece uma série de atividades gratuitas e ao ar livre para que munícipes e turistas possam celebrar este momento. 
Na intensa programação, acesso gratuito ao Paço do Frevo, oficinas no Museu da Cidade do Recife, a volta do já tradicional espetáculo O Boi Voador, shows na Praça do Arsenal, desfile de Agremiações vencedoras do Carnaval 2023, Viva Guararapes, novas rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer – ligando o Recife a Olinda, roteiros temáticos do projeto Olha! Recife e muito mais. Toda a programação é gratuita.
Confira a programação especial para celebrar os 486 anos do Recife
SÁBADO (11)
Olha! Recife no rio – No sábado, às 9h, tem passeio de catamarã com o tema Recife e suas pontes. A embarcação sai do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (10) no site www.olharecife.com.br.
Olha! Recife a pé – Às 14h, saindo da Praça do Arsenal, o Olha! Recife oferece uma caminhada guiada com o tema Recife Holandês. O roteiro resgata as memórias da ocupação holandesa no Recife garantindo uma verdadeira viagem no tempo. Os inscritos serão levados para uma viagem no tempo, passando pelas ruas do Bom Jesus, Moeda, Praça da República e Ponte Maurício de Nassau. Os interessados podem se inscrever a partir desta sexta-feira (10), pelo site www.olharecife.com.br.
Museu da Cidade com oficina gratuita para crianças – No Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, no bairro histórico de São José, importante estuário da cultura recifense, o aniversário do Recife será comemorado enchendo o sábado de cor, com a oficina de pintura gratuita “Boi de Tinta, Boi que voa: Nassau quis assim” que será oferecida das 14h às 16h. Para participar, não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao Museu no horário da atividade, livre para todas as idades.
Desfile das Agremiações vencedoras do Grupo Especial do Carnaval 2023 – A partir das 16h, brinquedos e brincantes da cultura popular celebrarão as raízes culturais mais profundas da capital pernambucana, num desfile a céu aberto pelas ruas do Recife Antigo. O cortejo, que sairá da Avenida Rio Branco, em direção à Praça do Arsenal, reunirá os 11 vencedores do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2023: o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, o Boi Maracatu de Arcoverde, a Tribo Indígena Tapirapé, o Clube de Boneco Seu Malaquias, o Clube Carnavalesco Misto Das Pás, a Gigante do Samba, o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada da Buenos Aires, o Maracatu de Baque Virado Nação Encanto do Pina, a Tribo de Índios Orubá, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda e o Urso Cangaçá de Água Fria. No Arsenal, cada agremiação desfilará suas vitoriosas cores e enredos na passarela à frente do palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura. Na ocasião, haverá ainda a entrega dos troféus aos vencedores dos concursos carnavalescos.
Banda Sinfônica no Arsenal – A partir das 18h, a Banda Sinfônica do Recife fará sua primeira apresentação do ano para celebrar o aniversário e a música da cidade com todos os seus sopros, naipes, acordes e melhores auspícios. O repertório preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino dará conta de vários ritmos que se encontram na cidade, cuja vocação musical é reconhecida e declarada até pela Unesco, indo do erudito ao frevo, com a participação das vozes, emoções e tradições do Coral Edgard Moraes.
DOMINGO (12)
Viva! Guararapes agita o centro a partir das 10h – Viva Guararapes, Recife 486 Anos será o tema que o Viva a Guararapes trará em comemoração ao aniversário do Recife e com o tema 12 de Março. No domingo, a avenida vai mobilizar os recifenses para aproveitarem de banho de espuma a apresentações de nomes como o icônico Kelvis Duran. Serão 13 Polos dedicados ao esporte, cultura, sustentabilidade e economia criativa. Pela primeira vez será instalado o Polo Recife que abriga o espaço Foto Lembrança para que as famílias registrem seu amor pela cidade em memórias fotográficas. Também nesse Polo ficarão os bonecos gigantes e personagens do Boi Voador, como o conde Maurício de Nassau e a mulher, além de personagens da época. Já o Polo Infantil reunirá o espaço da recreação, pula-pula, banho de espuma, muro para escalada, os disputadíssimos brinquedos infláveis, cama elástica, oficinas de pintura e balão, além de atividades de Casa das Asas. No Palco Esportivo terão destaques as apresentações de Zumba, Coach Dance, Unibra Dance e K-pop.
Olha! Recife de ônibus, às 9h e às 15h – Dentro da programação do Olha! Recife, haverá dois roteiros de ônibus, no domingo. O primeiro sairá às 9h, da Praça do Carmo, em Olinda, e vai conduzir os participantes para vivenciar o roteiro Recife Holandês. Após o passeio, os participantes retornarão ao local de embarque. Mais tarde, às 15h, outro passeio de ônibus irá levar os participantes para um tour em Olinda, com guias locais, e vai retornar ao Recife às 18h, para que os inscritos ainda possam assistir ao espetáculo O Boi Voador. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (10), pelo site www.olharecife.com.br.
Olha! Recife de bike, às 9h – No domingo (12), às 9h, o roteiro de bicicleta trará o Circuito Recife-Olinda, com saída da Praça do Arsenal. As cidades irmãs serão contempladas neste tour que vai passar por atrativos da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, usufruindo do trecho comemorativo, chegando até a Praça do Carmo, passando ainda pelos Quatro Cantos e Mosteiro de São Bento. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (10), pelo site www.olharecife.com.br.
Bolo de Aniversário no Restaurante Popular Naíde Teodósio, às 11h – No domingo mais recifense do ano, quando a cidade efetivamente vai virar a folhinha de seu calendário natalício, a festa continua. Às 11h, o tradicional bolo do aniversário do Recife será servido em cerca de 700 porções, no Restaurante Popular Naíde Teodósio, localizado na Rua Afonso Costa, 212, bairro de Santo Amaro, para celebrar o Recife em generosas fatias.
Paço do Frevo com acesso Gratuito – Das 11h às 18h, o Paço do Frevo também vai aderir à festa, garantindo acesso gratuito a todos os públicos. Além disso, oferecerá Doses Gratuitas de Frevo: visitas mediadas à exposição Frevo Vivo. O museu também vai convidar o Recife a celebrar ao ar livre, em vivências de frevo na Praça do Arsenal às 11h, 12h, 14h e 15h. Às 16h, vai ter performance de dança feminina, em honra e graça à cidade e às mulheres que aprofundam e gestam seus sentidos.
Olha! Recife a pé, às 14h – Às 14h, uma caminhada com o tema Recife Holandês se repete neste domingo, mas desta vez saindo do Viva a Guararapes e encerrando no Marco Zero, para que os inscritos aproveitem o espetáculo O Boi Voador. Neste roteiro, os participantes desbravam o Centro do Recife, conhecendo mais a história da ocupação holandesa no Brasil. Os interessados podem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (10).
Boi Voador de volta ao Marco Zero – Depois de três anos, O Boi Voador estará de volta, na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, neste domingo (12), às 18h. O espetáculo, que acontece desde 2018 e que já integra a programação oficial do aniversário da cidade, é composto por quase 100 artistas que, juntos, contam a história do período holandês. O marco da peça é o momento em que o conde Maurício de Nassau “faz um boi voar”. A peça é gratuita e usa a estrutura arquitetônica do Bairro como cenografia.
Ciclofaixa de Turismo e Lazer – Outra opção para curtir a cidade é a Ciclofaixa de Turismo e Lazer que, neste domingo (12), terá um trecho extra comemorativo conectando Recife e Olinda. As cidades irmãs, que celebram aniversário juntas, neste dia, estarão ligadas entre a Avenida Mário Melo e a Avenida Olinda Dom Hélder Câmara, passando pela Rua da Aurora, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti e Avenida Cruz Cabugá.
Ainda na Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o cidadão será beneficiado com outras duas ampliações, estas permanentes para o trajeto dos domingos e feriados nacionais: a expansão Largo Dom Luiz, conectando a Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir da Praça Doutor Lula Cabral de Melo, no Parnamirim, até o Largo Dom Luiz, no Morro da Conceição. Para esta ligação acontecer, a Ciclofaixa conecta a Estrada do Encanamento, Estrada das Ubaias, Rua Paula Batista, Rua Dona Ana Xavier, Rua Padre Lemos e Rua Pedro Allain.
Outra novidade é a expansão da Ciclofaixa de Turismo e Lazer para o Pátio de São Pedro, percorrendo o trecho da Avenida Dantas Barreto até o Pátio. Esta ligação agrega ao percurso oferecendo aos ciclistas um passeio pelos atrativos da Casa do Carnaval, Centro de Design, Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga e Museu de Arte Popular, além da própria Igreja de São Pedro dos Clérigos
Shows de Mundo Bita e Marron Brasileiro na Praça do Arsenal – Na Praça do Arsenal, todas as gerações do Recife serão convidadas para a festa. A primeira atração a se apresentar no palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife será Mundo Bita, a partir das 15h, para encher de alegria, sonho e trilhas sonoras as próximas gerações de recifenses. A partir das 16h, Marron Brasileiro sobe ao palco do Arsenal, com vários convidados, como Isaar, Cintia Barros, Dany Myler, André Rio, Charles Theone e Ciel Santos, para embalar o segundo dia de comemorações com seus sucessos que arrastam e embalam multidões de alegrias pelas ruas do Recife, há muitos carnavais.
SEGUNDA (13)
Exposição na Casa do Carnaval – Na segunda (13), o Recife ganha mais um presente: a exposição “A Cidade da Música e todos os seus Carnavais”, que vai estrear na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, reunindo imagens e itens de acervo de agremiações da cultura popular, para evocar a festa que sempre fomos, com todos os ritmos que renderam à capital pernambucana, pela profusão e riqueza, o título de Cidade Criativa da Música, concedido pela Unesco. A exposição faz ainda referência a Chico Science, um dos mais eloquentes representantes dessa diversidade musical, e estreia, não por acaso, no dia do aniversário do mangueboy. Celebrará ainda Gal Costa, voz que traduziu, com perfeição e os mais cristalinos agudos, Salvador, irmanada ao Recife pela música e pelo título de Cidade da Música da Unesco, pelo sol e pela ofegante, colorida e insurgente tradição do Carnaval. A Casa do Carnaval abrirá, excepcionalmente, nesta segunda-feira, das 9h às 16h. O espaço funciona de quarta a sexta, das 9h às 16h, e sábado e domingo, das 10h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *