Aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave gera falta de leitos e preocupação
Foto: Divulgação |
A falta de leitos de UTI neonatal e pediátrica é resultado do aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), conforme destacado no decreto. A situação de emergência em saúde pública terá uma duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada, e entrou em vigor imediatamente.
Na última semana, mais de 60 bebês e crianças aguardavam por um leito de UTI na rede estadual de saúde, com todas as vagas pediátricas ocupadas. Os registros de Srag em 2023 já contabilizaram mais de 30 mortes confirmadas e mais de 2 mil casos.
Atualmente, a rede pública de saúde de Pernambuco conta com 219 leitos de UTI pediátrica, sendo que 90 novos leitos foram abertos pelo governo do Estado este ano. Dentre eles, 70 são pediátricos, 10 são pediátrico-cardiológicos e 10 são obstétricos. Essas medidas visam suprir a demanda emergencial e garantir assistência adequada às crianças e neonatos em estado crítico.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.