segunda-feira, agosto 18

Novo superintendente da Sudene será Francisco Alexandre

O PT indicou Francisco Alexandre, e o governo deve oficializar sua nomeação como novo superintendente da Sudene a qualquer momento.

Com passagens por BRF e Invepar, Francisco Alexandre assume a Sudene com apoio da bancada pernambucana do PT. Foto: Reprodução

Uma fonte próxima ao senador Humberto Costa (PT-PE) confirmou ao Portal Fala News nesta terça-feira (5) que Francisco Alexandre será o novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ele substituirá o ex-deputado federal Danilo Cabral (PSB), exonerado recentemente.

A nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas deverá ser oficializada a qualquer momento. Francisco é o segundo suplente da senadora Teresa Leitão (PT-PE) e possui trajetória consolidada tanto no setor público quanto no setor privado.

Quem é Francisco Alexandre?

Francisco Alexandre traz em seu currículo passagens por importantes instituições:

  • Membro do Comitê Financeiro e de Investimentos da Invepar S.A.
  • Diretor-superintendente da BRF Previdência
  • Vice-presidente do Conselho de Administração da Perdigão S.A. (atual BRF S.A.)

O governo considera a experiência de Francisco Alexandre estratégica para liderar a Sudene, autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que foca no crescimento econômico e social dos estados nordestinos.

Mudança ocorre após pressão da bancada do PT

Articulações internas no governo antecederam a saída de Danilo Cabral. Mesmo com as tentativas dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão para mantê-lo no cargo, o Palácio do Planalto definiu a troca nos bastidores.

Lideranças do PT veem a escolha de Francisco Alexandre como um movimento para fortalecer a influência do partido no comando de órgãos federais estratégicos para a região Nordeste.

Expectativas para a gestão na Sudene

Com o novo superintendente, a expectativa é de continuidade e ampliação dos investimentos voltados para:

  • Infraestrutura regional
  • Atração de indústrias e empresas
  • Sustentabilidade e inovação tecnológica
  • Projetos voltados à redução das desigualdades sociais

Fontes do partido acreditam que a experiência técnica de Alexandre permitirá maior articulação entre União, estados e iniciativa privada, destravando projetos que vinham sendo adiados.

Posição oficial e próximos passos

Até o momento, o governo federal não se pronunciou oficialmente. A equipe da Sudene também ainda não comentou a mudança no comando. A publicação no DOU é aguardada para os próximos dias.

A nomeação reforça a presença do PT em postos-chave da administração federal e será acompanhada de perto por parlamentares nordestinos que cobram maior atenção aos projetos regionais do governo Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile