sexta-feira, junho 21

Mercado da Encruzilhada reabre suas portas após incêndio, com apoio aos permissionários afetados

Prefeitura do Recife anuncia reabertura do mercado, auxílio-emergencial para permissionários e medidas de segurança.

Mercado da Encruzilhada
Foto: Diego Nigro/PCR

O Mercado da Encruzilhada, um ícone na memória afetiva dos recifenses, reabrirá suas portas ao público a partir desta quarta-feira (6), após o incêndio que atingiu 11 operações no último domingo. A notícia foi confirmada pelo prefeito João Campos na manhã de ontem (5), o prefeito também anunciou medidas de apoio aos permissionários afetados.
“O Mercado da Encruzilhada reabre as suas portas a partir de amanhã (Hoje). Nossa equipe concluiu o isolamento da área atingida pelo incêndio e restabeleceu o sistema elétrico dos demais setores do equipamento”, afirmou o prefeito. Ele acrescentou que já encaminhou à Câmara Municipal do Recife um Projeto de Lei que institui um auxílio-emergencial de R$ 3 mil por mês para os permissionários afetados até a conclusão das obras de reconstrução.
A reabertura contemplará todos os prestadores de serviço que não foram diretamente impactados pelo incêndio. O Mercado da Encruzilhada retomará seu horário de funcionamento habitual, de segunda a sábado, das 6h às 18h, e aos domingos, das 6h às 12h. A autorização para reabertura foi concedida após vistoria da Defesa Civil e inspeção do Instituto de Criminalística.
Gabriel Leitão, diretor-presidente do CONVIVA Mercados e Feiras Autarquia Municipal, destacou a rapidez das ações. “A obra de demolição da parte da estrutura comprometida começará ainda hoje à tarde, e a operação da área externa será iniciada o quanto antes. Técnicos irão ao local para definir o posicionamento dos equipamentos que ficarão do lado externo do mercado”, adiantou Leitão, referindo-se aos contêineres que abrigarão as operações atingidas.
No que diz respeito ao auxílio aos permissionários, eles já estão registrados no banco de dados da autarquia e receberão o benefício assim que o Projeto de Lei for aprovado pela Câmara Municipal do Recife. Além disso, serão realizadas revisões no sistema de combate e prevenção a incêndios, incluindo a formação de brigadas de incêndio nos mercados.
A Conviva Mercados e Feiras é responsável por administrar 43 equipamentos na cidade, incluindo 23 mercados públicos. A manutenção é constante, e atualmente, sete equipamentos estão passando por reformas ou têm obras previstas. Em 2023, já foram concluídas obras em três locais, e em breve, outras melhorias serão finalizadas em dois mercados da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *