Ao longo da semana, o presidente vai se reunir com ministros para avaliar o problema
Foto: Reprodução/Fenajud |
Nesta terça-feira (11), o presidente Lula afirmou que vai se reunir com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Providência Social, Carlos Lupi, para resolver o problema das longas filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao longo dessa semana.
O presidente afirmou que o governo precisa identificar onde está o problema que cria essa espera dos beneficiários, se seria falta de dinheiro ou de funcionários. “Não há nenhuma explicação a não ser ‘eu não posso aposentar, porque eu não tenho dinheiro para pagar’. Se for isso, a gente tem que ser muito verdadeiro com o povo e dizer por que que tem essa fila”, criticou Lula.
O objetivo do presidente é “zerar a fila para benefício, para auxílio natalidade, auxílio maternidade, para aposentadoria, para perícia médica”. A declaração foi feita durante transmissão do programa “Conversa com o Presidente”, nas redes sociais.
De acordo com o levantamento do Portal da Transparência Previdenciária, cerca de 1,8 milhão de solicitações de benefícios do INSS ainda aguardavam análise em junho deste ano. Entre esse número, cerca de 1,2 milhão a análise administrativa, enquanto 600 mil esperavam pela perícia médica.
Na semana passada, Glauco André Wamburg saiu do comando do INSS, que foi assumido por Alessandro Stefanutto. O motivo da troca foi a suspeita de mau uso de passagens, além da grande fila de espera para os beneficiários.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.