sexta-feira, maio 24

Governo de Pernambuco decreta estado emergencial em 15 municípios por conta das chuvas

O decreto, válido por 60 dias, foi atualizado e três cidades foram incluídas

Foto: Reprodução/Governo de Pernambuco
No domingo (09), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informou sobre a adição de mais três municípios ao decreto de estado de emergência anunciado um dia antes, por causa das fortes chuvas que assolaram o estado na última semana. O novo anúncio já está publicado no Diário Oficial do Estado.
Os municípios que entraram no decreto de emergência no sábado foram: São Benedito do Sul, Belém de Maria, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso, Maraial, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu e Barreiros. Agora, São José da Coroa Grande, Palmares e Primavera entraram na lista.
O decreto, que é válido por 60 dias, visa enviar ajuda prioritária a população das regiões afetada. Ainda será instalado um centro em Catende, para apoiar ofertas de serviços sociais à população impactada. A ação será integrada com a Defesa Civil do estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), órgãos de saúde, assistência social e cidadania.
De acordo com a Defesa Civil, 2.862 pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que desse total 447 estão desalojadas e 101 famílias desabrigadas. Serão distribuídas cestas básicas, colchões e água mineral. Além disso, as equipes trabalham na desobstrução de estradas e auxílio de carros-pipa para serem usados na limpeza dos municípios.
Raquel Lyra disse que “as equipes estão agindo desde as primeiras horas, coordenadas pelas secretarias e órgãos”. O governo anunciou a disponibilização de R$ 1,34 milhão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, Prevenção à Violência e às Drogas, que vão ajudar de eventuais situações de emergência ou calamidade em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *