segunda-feira, maio 27

Governadora inicia entrega de novos ônibus escolares para enfrentar precariedade na frota estadual

Programa Juntos pela Educação prevê a entrega de 500 veículos para os municípios do Estado

Foto: Guga Matos

Nesta segunda-feira (3), a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu início à entrega de novos ônibus escolares aos municípios de Pernambuco, em resposta às condições precárias da frota atualmente disponível para o transporte de estudantes. No âmbito do programa Juntos pela Educação, a promessa é entregar um total de 500 veículos, sendo os primeiros 100 ônibus nesta etapa.

De acordo com levantamento realizado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o estado iniciou o ano de 2023 com apenas 532 veículos destinados ao transporte escolar, os quais atendem a somente 47 cidades. Além disso, a situação precária desses veículos é preocupante.

Segundo os dados fornecidos pelo TCE-PE, 97,6% da frota estadual apresentam irregularidades, sendo que 13,5% estão em situação grave. Apenas 34% são considerados em condição boa, apesar das irregularidades.

A situação precária dos ônibus escolares atinge cerca de 60% dos municípios que oferecem o serviço de transporte para estudantes da rede estadual, conforme informações fornecidas pelo TCE.

A aquisição dos novos ônibus faz parte do Programa Juntos pela Educação, que destinará um investimento de R$ 5,5 bilhões para a Educação entre 2023 e 2026. O valor investido diretamente na aquisição dos ônibus ainda não foi divulgado pelo governo estadual.

Segundo o TCE-PE, a frota estadual de ônibus escolares é composta por 227 veículos. Dentre todos os veículos (532), 38,2% têm entre 10 e 15 anos de uso. Os problemas mais comuns relatados incluem pneus e a falta de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Além dos veículos fornecidos pelo Estado, o transporte escolar também conta com os veículos próprios dos municípios e repasses de verbas do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *