segunda-feira, junho 17

Gleide Ângelo é atendida e Governo anuncia concurso para a segurança pública

Foto: Divulgação
Dois meses após a deputada Delegada Gleide Ângelo apresentar a indicação Nº 99/2023 ao executivo estadual e demais órgãos correlatos, solicitando urgência máxima para a abertura de novos concursos para as quatro operativas da segurança pública, a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, confirmou à imprensa o chamamento para um novo concurso público para a pasta. De acordo com a gestora, serão abertas mais de 2.400 vagas para os quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Ciente da necessidade de recompletamento do quadro profissional das polícias pernambucanas, a Delegada Gleide Ângelo tem trabalhado, desde a antiga gestão estadual, pela abertura de novas vagas para as Policias Civil, Científica, Militar e para o Corpo de Bombeiros Militar. “Não se pode oferecer segurança pública de qualidade aos pernambucanos e pernambucanas sem efetivo nas ruas e nas corporações. A defasagem ultrapassa de 15 mil profissionais”, comenta a parlamentar, que destaca ainda a deficiência nos quadros das Polícias Civil e Científica: “como delegada de polícia, tenho de falar que na Polícia Civil são mais de 6 mil cargos vagos, entre agentes, comissários, escrivães e delegados. Como é possível se fazer o trabalho de investigação, fazer o encaminhamento de inquéritos, sem policiais nas delegacias? Com delegados acumulando dois, três ou mais distritos?”, questiona.
CONCURSADOS — Gleide Ângelo foi a grande responsável para o maior chamamento de aprovados nos concursos da segurança pública de 2017. Com grande poder argumentativo e de articulação, a Delegada conseguiu com que mais de 2.000 novos policiais civis e militares, entre peritos papiloscopistas, auxiliares de perito, delegados da Polícia Civil, oficiais e soldados do Corpo de Bombeiros e oficiais da Polícia Militar fossem nomeados — efetivo que já está em atividade nas ruas do Estado. Foi a primeira vez que a segurança público zerou o cadastro de reserva das operativas policiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *