sexta-feira, maio 24

Gilmar Mendes manda reabrir investigação contra Bolsonaro

Ministro anulou o arquivamento do processo que investiga omissão do ex-presidente na pandemia

Foto: Felipe Sampaio/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, anulou o arquivamento do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, na segunda-feira (10). A ação investiga supostas omissões e irregularidades ocorridas no último governo durante a pandemia da Covid-19.
A Justiça Federal de Brasília havia decidido pelo arquivamento parcial do processo. O caso, que corre em sigilo, passa para a Procuradoria Geral da República (PGR) que irá reavaliar a investigação. Manifestações anteriores da PGR pediam pelo arquivamento da ação.
Além de Bolsonaro, as investigações estão analisando integrantes do antigo governo, como o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello, a ex-secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro Fabio Wajngarten entre outras figuras próximas ao ex-presidente.
A CPI da Pandemia está relacionada com parte do inquérito. Em outubro de 2021, os senadores indiciaram 80 pessoas por delitos cometidos na pandemia, incluindo Bolsonaro e três dos seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *