sábado, junho 22

FGH promove curso de curta duração sobre ventilação mecânica invasiva

Imagem: FGH – Divulgação
A Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) tem sido utilizada por fisioterapeutas e profissionais da área de saúde com o objetivo de amenizar o desconforto de pacientes com quadro de insuficiência respiratória aguda, mantendo a função respiratória até seu ponto de recuperação e aliviando o trabalho da musculatura respiratória para evitar a fadiga. No entanto, se não for utilizada de forma adequada, pode acarretar complicações ao tratamento, aumentando o índice de mortalidade de pacientes graves.
Desse modo, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema e capacitar profissionais de saúde em relação ao uso adequado da VMI, a Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) promoverá, entre os dias 14 e 15 de abril, o curso de curta duração Ventilação Mecânica Invasiva, que será ministrado pelo fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva e coordenador da Fisioterapia do Hospital Pelópidas Silveira, Djacyr Viana.
“A FGH tem como uma de suas principais missões a formação de novos e melhores profissionais para o Sistema Único de Saúde, por isso, estamos fortalecendo o trabalho de formação e capacitação de profissionais, com os cursos de curta duração. A ideia é ampliarmos nosso campo de atuação nessa área de treinamento para além de nossa rede, compartilhando e multiplicando o conhecimento”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa da FGH, Nancy Correia.
Voltado para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes, o curso contará com 30 vagas e terá 12h de duração, abordando temas como os princípios fisiológicos do Sistema Respiratório; indicações do Suporte Ventilatório Invasivo; fases do Ciclo Ventilatório; e modalidades Ventilatórias Convencionais.
“Nosso objetivo é apresentar as principais bases da ventilação mecânica invasiva para que, ao final do curso, o profissional ou estudante tenha um entendimento sobre a ventilação mecânica e a instalação e manejo nas diversas indicações diárias do equipamento, por meio da contextualização de suas aplicações para diferentes patologias e situações clinicas”, completou Djacyr Viana, que, além do HPS, é responsável técnico da UTI do Hospital Getúlio Vargas e coordenador do Departamento de Urgência e Emergência da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).
Para participar do curso, o investimento é de R$ 400. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril, por meio de transferência e depósito para a conta abaixo indicada e confirmação das informações pelo e-mail: curso.curtaduracao@fghsaude.org.br.
Sobre o curso
Curso de Curta Duração: Ventilação Mecânica Invasiva
Vagas: 30
Data: 14 e 15 de abril
Horário: 18h às 22h (14) e 8h às 18h (15)
Local: A definir
Investimento: R$ 400,00
Inscrição
Depósito e Transferência para Banco Bradesco
Agência: 0286
C/C: 39.988-4
CNPJ: 09.039.744/0001-94
Enviar o comprovante com as seguintes informações:nome completo/telefone/e-mail para o e-mail curso.curtaduracao@fghsaude.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *