sábado, fevereiro 24

Sisu 2024 abre portas para mais de 264 mil vagas em universidades públicas

Entre 22 e 25 de janeiro, estudantes encaram a oportunidade de ingressar no ensino superior gratuito via Sisu; mudanças no processo e expectativas para o próximo ano.

Para participar do Sisu, é imprescindível que o candidato tenha participado do Enem 2023 e não tenha zerado a prova de redação.
Para participar do Sisu, é imprescindível que o candidato tenha participado do Enem 2023 e não tenha zerado a prova de redação. Foto: Sanchilis Oliveira / Fala News

No período de 22 a 25 de janeiro, milhares de estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se preparam para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Divulgadas nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Educação, as informações revelam que estão em jogo 264.254 vagas distribuídas em 127 instituições públicas, para ingresso no primeiro ou segundo semestre deste ano.

Inscrição Única e Escolhas Determinantes 📚
Uma mudança significativa nesta edição é a unificação das etapas de inscrição. Agora, os candidatos terão apenas uma chance de se candidatar às vagas nas instituições participantes, considerando o início das aulas tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024. A escolha do semestre de ingresso será determinada pela classificação e disponibilidade de vagas.

Segundo o MEC, o candidato não poderá escolher o semestre desejado, sendo esta decisão pautada pela ordem de classificação no curso. Caso seja selecionado, a matrícula deverá ser realizada dentro do período estipulado no edital.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

Condições e Hora da Escolha 🕒
Para participar do Sisu, é imprescindível que o candidato tenha participado do Enem 2023 e não tenha zerado a prova de redação. A participação como treineiro não confere direito à concorrência às vagas pelo Sisu.

O edital permite que o candidato se inscreva em até duas opções de vaga. Uma novidade é a obrigatoriedade de inscrição inicial na modalidade de ampla concorrência, seguida pela reserva de vagas previstas na Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

📲Siga nosso perfil no Instagram

Lista de Espera e Oportunidades Contínuas 📋
Outra inovação é a utilização contínua da lista de espera ao longo do ano pelas instituições de ensino superior participantes. Isso visa preencher vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato não selecionado na chamada regular pode manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Serviço 🗓️

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
  • Resultado: 30 de janeiro de 2024.
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Enquanto a ansiedade toma conta dos futuros universitários, o Sisu 2024 se revela como a porta de entrada para realizar sonhos, expectativas e escolhas, colocando em jogo não apenas vagas, mas o futuro acadêmico e profissional de milhares de jovens em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *