Índices do IDEB em Escada apontam estagnação na educação municipal, expondo falhas na gestão da prefeita professora.

Os últimos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados pelo Ministério da Educação. Por meio do INEP revelam uma situação preocupante na educação municipal de Escada, em Pernambuco. Sob a gestão da prefeita Mary Gouveia (PL), professora de matemática da rede estadual, o município registrou queda nos anos iniciais do ensino fundamental e estagnação nos anos finais, contrariando expectativas de avanços prometidos em campanha.
Desempenho de Escada nos anos iniciais e finais
De acordo com o MEC, a nota para os anos iniciais da rede municipal em 2023 foi de 4,1, ficando abaixo da meta estipulada para 2019, que era 4,6. Ou seja, Escada ficou 0,5 pontos aquém do objetivo estabelecido. Nos anos finais, a situação não melhorou: a cidade repetiu a mesma nota de 2019, 3,9, mostrando que não houve nenhum progresso em mais de quatro anos. Esses resultados colocam o município em posições muito baixas no ranking estadual: 179º lugar nos anos iniciais e 153º nos anos finais entre 184 municípios pernambucanos, segundo levantamento no Portal Cidades do IBGE.
Os números chamam ainda mais atenção quando comparados aos de cidades vizinhas como Primavera e Ribeirão. Que alcançaram notas superiores e ocupam posições melhores no ranking estadual. Enquanto Escada amarga 4,1 nos anos iniciais, Ribeirão tem 5,1 e Primavera 4,9. Já nos anos finais, ambas ficam com 4,6, bem acima dos 3,9 de Escada. Esses dados demonstram que o problema não é apenas uma característica regional, mas está ligado a questões de gestão municipal.
A prefeita professora tem falhado na educação
Há uma expectativa natural de que uma prefeita professora, com experiência na rede estadual, aplicasse esse conhecimento para transformar a educação municipal. Mas os dados oficiais mostram que as metas não foram atingidas e que não houve melhora mensurável nos anos finais do ensino fundamental. A população esperava avanços e se depara com índices que indicam que a qualidade da educação parou no tempo ou mesmo regrediu.
É importante destacar que a prefeita Mary Gouveia, sendo professora de matemática, conhece de perto os desafios da sala de aula e a importância de oferecer uma educação pública de qualidade. Isso torna os resultados ainda mais frustrantes para a população, que esperava de sua gestão um compromisso mais firme e resultados mais consistentes na área educacional. Promessas de investimento em formação docente e infraestrutura escolar não se refletiram em melhorias concretas nos indicadores oficiais.
A boa gestão da educação é algo primordial em uma cidade
A gestão municipal tem a responsabilidade de implementar políticas públicas que garantam avanços reais, sobretudo na alfabetização e na qualidade do ensino. Falhas em planejamento, acompanhamento pedagógico e investimentos estratégicos podem comprometer o futuro de gerações inteiras. Escada precisa com urgência de uma reavaliação profunda de suas políticas educacionais, com metas claras, estratégias eficazes e compromisso real com a melhoria do aprendizado.
Para entender melhor os dados que embasam esse cenário, qualquer cidadão pode consultar o Portal do INEP e o Portal Cidades IBGE, que oferecem informações detalhadas e comparativas sobre o desempenho de todos os municípios brasileiros. Esses índices são fundamentais para cobrar dos gestores mais responsabilidade, transparência e ação efetiva em favor da educação pública.
Os dados do IDEB não são apenas estatísticas: são um retrato de como está o aprendizado das crianças e adolescentes de Escada. Ignorar ou relativizar esses resultados significa comprometer o futuro de toda uma geração.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.