sexta-feira, novembro 22

Deputado Kim Kataguiri pede quebra de sigilo de líder do MST, mas enfrenta obstáculo inusitado

Pedido de quebra de sigilo de João Pedro Stedile, líder do MST, esbarra na ausência de telefone celular do dirigente

Foto: Reprodução/Fórum
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou um requerimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), na terça-feira (29), buscando a quebra do sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático de João Pedro Stedile, um dos fundadores e líderes do movimento. Entretanto, a solicitação se depara com um curioso obstáculo: Stedile não possui telefone celular.
João Pedro Stedile, conhecido líder do MST, não utiliza telefone celular, fazendo suas comunicações através de dispositivos de pessoas próximas ou por meio de e-mails. Segundo a coluna de Bela Megale no Globo, até mesmo uma vaquinha realizada em 2010 para adquirir um celular para Stedile resultou em um aparelho não utilizado pelo dirigente.
Além do pedido relacionado a Stedile, Kim Kataguiri também apresentou uma solicitação de convocação de membros da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), assim como a requisição de quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de José Rainha, ex-membro do MST e líder atual da FNL. O deputado também busca informações sobre o MST junto à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI, também apresentou requerimentos a serem avaliados. Seus pedidos incluem a quebra de sigilos fiscal, bancário e telefônico da Associação Brasil Popular, da presidente e diretores do grupo, bem como convocações de membros do Terra Livre e do MST.
Kim Kataguiri justificou sua demanda como uma maneira de esclarecer possíveis irregularidades, como desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro ou atividades financeiras que possam afetar a integridade das ações do MST e/ou de João Pedro Stedile.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile