domingo, maio 19

Consórcio vence leilão da PPP da iluminação de Olinda por R$ 52,2 milhões

Consórcio Brilha Olinda arrematou o contrato

Olinda
Foto: Reprodução/Prefeitura de Olinda
Por meio de leilão público realizado na última sexta-feira (7), na Bolsa de Valores de São Paulo, o Consórcio Brilha Olinda arrematou o contrato da Parceria Público Privada da Iluminação Pública de Olinda pelo valor de R$ 52,2 milhões. O grupo é formado pelas empresas Ilumitech e Sylux, e o contrato terá duração de 13 anos.
De acordo com a gestão do Professor Lupércio, a PPP modernizará mais de 26 mil pontos espalhados pela cidade, além de expandir, operar e realizar a manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública, com troca de luminárias por tecnologia LED.
Os custos de manutenção também devem ser reduzidos e os índices de luminosidade, aperfeiçoados, diz a prefeitura. Segundo a prefeitura, o valor da concessão representa deságio de 53,59% para a economia do município.
A intervenção conta com projetos de iluminação especial em locais de grande relevância histórica e cultural, como a Catedral Metropolitana, Igreja da Misericórdia, Praça do Alto da Sé, entre outros.
“A medida prevê, ainda, iluminação especial em parques, praças, monumentos, pontos históricos e prédios públicos. A mudança deve proporcionar, ainda, uma economia no consumo de energia de 67% e redução na emissão anual de mais de 1,1 mil toneladas de CO2”, diz comunicado da gestão municipal.
A PPP ainda prevê a implantação de um Centro de Controle Operacional para gestão do parque de iluminação pública da cidade, que traz em conjunto diversos canais de atendimento para a população, como uma central telefônica 0800, atendimento presencial, site e aplicativo para celular.
O trâmite oficial, agora, é de verificação da documentação exigida para a validação da proposta vencedora.
“É um dia de grande importância para Olinda e todos os olindenses, assim como para os milhares de visitantes que recebemos durante todo o ano, uma cidade charmosa e hospitaleira. Neste importante passo, estamos tratando, acima de tudo, da qualidade de vida da população, da geração de renda para os trabalhadores e do crescimento e valorização urbana da nossa cidade.”, destacou o prefeito Lupércio.
O representante do consórcio vencedor, Diego Rodrigues, demonstra expectativa positiva. “Agradecemos a oportunidade de ingressar neste grandioso projeto, parabenizando toda a equipe envolvida. Estamos muito felizes e esperançosos para ajudar o município a crescer e se desenvolver cada vez mais”, afirmou.
O projeto da PPP foi desenvolvido com assessora técnica da Caixa e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias, com coordenação dos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional.
Também estiveram presentes na sessão o representante da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcante; o vice-presidente de Governo, Marcelo Bomfim; e a vice-presidente do agente operador, ambos da Caixa Econômica Federal, Lucíola Vasconcelos.

Jornal do Comercio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *