sábado, junho 22

Comissão da Mulher chega ao agreste pernambucano

Comissão é formada por deputados e deputadas estaduais de Pernambuco. Foto: Divulgação
Comissão é formada por deputados e deputadas estaduais de Pernambuco. Foto: Divulgação

A itinerante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) chega à sua terceira edição em 2023. O evento, em parceria com o Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL), será realizado nesta terça-feira, 07 de novembro, na cidade de Agrestina, situada a pouco mais de 150km da capital pernambucana.

A audiência pública está prevista para iniciar às 10h na Câmara de Vereadores da cidade e promete reunir diversas autoridades. Entre os participantes, destaca-se a presença do presidente da COMAGSUL e prefeito de Altinho, Orlando José (PSB), além de representantes do executivo e do legislativo dos 23 municípios que integram o consórcio. Também são esperados integrantes da Secretaria da Mulher do Estado, do Judiciário, das Polícias Civil e Militar, do Ministério Público e das Defensorias Públicas.

A iniciativa de levar a Comissão da Mulher para municípios do interior do estado visa abordar as dificuldades enfrentadas por mulheres nas áreas rurais, do campo e quilombolas ao denunciar violências que sofrem. A presidente da Comissão, a deputada Delegada Gleide Ângelo, enfatiza a importância dessa ação: “É nosso papel, enquanto agentes públicos, atuarmos de modo mais assertivo e colaborativo nos pontos sensíveis da política de mulheres do estado. Nosso objetivo maior é traçar ações e compromissos para que as mudanças necessárias aconteçam a curto, médio e longo prazo.”

O Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL) foi criado com o propósito de reunir gestores municipais da região para discutir os desafios enfrentados pelas administrações e buscar soluções eficazes, especialmente nas áreas do turismo, da cultura e da política de mulheres. Atualmente, o COMAGSUL é composto por 23 municípios: Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Lajedo, São Joaquim do Monte, Belém de Maria, Barra de Guabiraba, Bonito, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Catende, Cupira, Jaqueira, Jurema, Maraial, Panelas, Quipapá, São Benedito do Sul, São João, Tacaimbó e Riacho das Almas.

A Comissão Itinerante da Mulher em Agrestina visa criar um espaço de diálogo e cooperação entre as diversas esferas do poder público e a sociedade civil para discutir estratégias que promovam a igualdade de gênero e combatam a violência contra as mulheres, especialmente nas áreas rurais e do interior do estado.

O evento é uma oportunidade valiosa para a população local participar ativamente das discussões e contribuir para a elaboração de políticas públicas mais eficazes. Com a participação de representantes de diversos órgãos e entidades, a expectativa é que sejam traçadas diretrizes e compromissos que contribuam para a construção de um futuro mais igualitário e seguro para as mulheres pernambucanas.

Serviço:

Comissão Itinerante da Mulher — AGRESTINA

Data: 07 de novembro de 2023

Horário: A partir das 10h

Local: Câmara Municipal de Agrestina – Rua Marechal Deodoro, 161 – Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *