Em 22 de julho, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) informou, por meio de um comunicado, que o prazo para os governos estaduais e municipais será até 5 de julho.
“O Governo Federal trabalha em conjunto com a sociedade civil, estados e municípios para que o merecido reconhecimento à categoria seja concedido da forma mais adequada e rápida possível”, diz o comunicado.
Segundo o FNS, o Ministério da Saúde está dialogando com conselhos de secretarias de saúde, gestores municipais e outros órgãos competentes para organizar as ações administrativas referentes ao piso.
O Ministério da Saúde prevê, por meio da portaria GM/MS Nº 597, de 12 de maio, a destinação de 7,3 bilhões para o repasse aos estados e municípios para pagamento do piso. Esse valor será repassado em nove parcelas, com autorização da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
O piso também é aplicável aos enfermeiros de instituições privadas que atendam a pelo menos 60% dos pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para os demais funcionários do setor privado, a proposta de piso salarial deverá ser negociada entre empregadores e empregados.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.