segunda-feira, junho 17

3º edição da Celebração da Consciência Negra do Ipojuca inicia dia 28 de abril

3º edição: dias 28 e 29/04 em Nossa Sra. do Ó e Porto de Galinhas

Foto: Maryana Moraes
A terceira edição do projeto Consciência Negra do Ipojuca fará o abre alas e vai antecipar a data que é nacionalmente comemorada no dia 20 de novembro. O evento no litoral sul de Pernambuco vai acontecer nos dias 28 e 29 de abril.
O município de Ipojuca carrega na sua história, traços indeléveis da ancestralidade africana. Possui símbolos explícitos da presença africana, como o Baobá Centenário do Ó, a Comunidade Quilombola de Mercês, e a praia batizada com o nome de Porto de Galinhas. Tudo isso atesta para a presença negra viva no solo ipojucano, desde o descobrimento do Brasil aos dias atuais.
‘’A 3ª edição da Celebração da Consciência Negra do Ipojuca marca em definitivo a presença de eventos populares de raiz na cidade litorânea. Com atividades e programação voltadas às potencialidades culturais do estado, o foco da iniciativa visa evidenciar a presença negra e salvaguardar, preservar, manter e valorizar os grupos de matriz africana (capoeira, samba de roda, boi, coco, embolada, maracatu), e ritmos urbanos como o hip hop, com presença marcante no município!’’, afirma o coordenador geral do projeto Marcos Moraes. O produtor cultural destaca ainda que devemos celebrar a Consciência Negra todos os dias do ano, em respeito ao povo negro que construiu a riqueza do nosso país.
Pensando em valorizar cada traço de nossa ancestralidade, a programação tentou contemplar um pouco de cada ritmo e parte da história negra. No dia 28/4 (sexta-feira), às 10h, teremos na Praça do Baobá de Nossa Senhora do Ó, uma cerimônia de abertura seguida por apresentação artística de um grupo local. Às 14h, na Escola Municipal Mário Júlio Ó, teremos exibição de um filme, com o Cocada Cineclube.
Já no sábado (29/4), será a hora de Porto de Galinhas, com apresentações e shows na Rua Beijupirá, no palco da Associação dos Artesãos e Empreendedores Culturais Artur Maroja, em frente a feirinha de artesanato. A partir das 16h, vão se apresentar atrações, nascidas e criadas em Ipojuca: Maracatu Alfaias da Praia (Porto de Galinhas), Ciranda Porto de Galinhas, Boi Calemba Pernambucano, grupo de Hip Hop Nostra Rua (Nossa Sra. do Ó), participação especial do Mestre Galo Preto, e o grupo Mestres do Coco Pernambucano, encerrando a programação.
A realização é da RFG Produções, com Produção Executiva e Coordenação Geral do Centro Cultural Farol da Vila, e incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, e parceria com a Prefeitura Municipal de Ipojuca, Secretaria Especial de Cultura, e a Associação dos Artesãos e Empreendedores do Espaço Cultural Artur Maroja (Porto de Galinhas).
SERVIÇO:
Celebração da Consciência Negra de Ipojuca (3ª Edição)
dias: (28 e 29/04/2023)
local: Nossa senhora do Ó e Porto de Galinhas
NOSSA SENHORA DO Ó – 28/04/2023
10h00 – Cerimônia de Abertura
Cerimônia de Abertura e Grupo de Capoeira Local
14h00 – Escola Mário Júlio Cine Cocada Exibe
PORTO DE GALINHAS – 29/04/2023
16h00 – Rua Beijupirá (em frente a Feirinha de Artesanato)
Maracatu Alfaias da Praia
Ciranda Porto de Galinhas
Boi Calemba Pernambucano
Hip Hop ‘Nostra Rua’
Participação Mestre Galo Preto
Mestres do Coco Pernambucano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *