sexta-feira, abril 19

Vereadores de Escada aumentam seus próprios salários em 87% a partir de 2025

Projeto de resolução foi aprovado em sessão ordinária e gera debate na cidade.

Os vereadores da cidade de Escada, Pernambuco, votaram a favor e aprovaram, em sessão ordinária realizada ontem (01/08/2023), o projeto de resolução 002/2023 de autoria da mesa diretora da Câmara Municipal. O projeto, subscrito por diversos parlamentares, prevê um aumento de 87% nos salários dos vereadores, que passarão a receber cerca de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) mensais a partir da próxima legislatura, em 2025.
A sessão, que marcou o retorno dos trabalhos legislativos, contou com a presença da presidente da Câmara, Bete do Alvorada (PSC), do primeiro-secretário Karoly Feledi (PSB) e de outros membros da mesa diretora. No entanto, a vereadora Edite do Postinho (PL), segunda-secretária, não compareceu à votação.
O aumento salarial, que representa um significativo acréscimo em relação ao valor atual de R$ 8.016,00 (oito mil e dezesseis reais), gerou discussões e debates entre os moradores da cidade. O projeto foi aprovado com votos favoráveis de nove vereadores, entre eles Elias Ribeiro (PSB), Taia Jane (PMN), Josias (AGIR), Massé de Frexeiras (MDB), Kátia da Farmácia (MDB), Irmão Luciano (PMN), Eduardo do Arretado (PL), Gil Sat (PSC) e Karoly Feledi (PSB).
Já os vereadores Paulinho (PSDB) e Pedro Jorge (MDB) optaram por se abster da votação. Elias Ribeiro, um dos defensores do aumento, justificou a medida afirmando que há mais de uma década não ocorre reajuste nos salários dos parlamentares. “Quero parabenizar a mesa diretora que já faz muito tempo, que os vereadores estavam precisando desse reajuste, isso já faz eu acredito de dez a doze anos, então nada mais do que justo”, declarou o parlamentar.

Sessão da Câmara de Escada
Foto: Reprodução / Câmara de Escada
Apesar da aprovação do projeto, a decisão está longe de ser unânime, e muitos cidadãos questionam a necessidade do aumento em um momento de desafios econômicos e sociais. A discussão sobre os salários dos vereadores de Escada continua, e a população espera mais esclarecimentos sobre os motivos que levaram à aprovação desse aumento significativo.
A medida entrará em vigor somente em 2025, quando uma nova legislatura será iniciada, proporcionando tempo para que a comunidade local continue a debater os méritos e deméritos dessa decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *