sexta-feira, maio 24

UPAE Escada começa a ofertar exames de audiometria e densitometria e ultrapassa marca de 15 mil exames só em 2023

Para realizar os exames, o paciente deverá ser encaminhado pela sua Unidade Básica de Saúde (UBS)

Foto: Divulgação


Os pacientes atendidos pela Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Escada (UPAE Escada), localizada na Zona da Mata Sul do Estado, já contam com a oferta de novos exames na unidade. Desde o início desta semana, a UPAE Escada está disponibilizando os serviços de audiometria e densitometria para os usuários da região.  

 

Com esses novos exames, o Serviço de Apoio e Diagnóstico da UPAE Escada já disponibiliza um total de 13 tipos de exames, sem contar os exames laboratoriais: Teste Ergométrico, Ecocardiograma, Mapa, Holter, ECG, Ultrassom Geral, Ultrassom Vascular, Raio-x, Densitometria, Mamografia, Audiometria, Campimetria, Paquimetria. Só nos cinco primeiros meses de 2023, a unidade realizou mais de 15,6 mil exames.  

 

“Mensalmente, temos conseguido ampliar o leque de exames ofertados, bem como a quantidade. E esse é um trabalho que deve continuar, já que pretendemos disponibilizar novos exames já no mês que vem, como a colposcopia e exames oftalmológicos, como gonioscopia e curva tensional”, explica o coordenador geral da UPAE, Francisco Galvão.  

 

A oferta dos novos exames de audiometria e densitometria complementa a linha de cuidado dos pacientes assistidos pelo otorrinolaringologista e pelo reumatologista da UPAE Escada. Os exames serão de extrema importância para auxiliar na prevenção e tratamento de problemas auditivos, bem como no diagnóstico de pacientes com doenças como osteoporose.  

 

“Para realizar os exames, o paciente deverá ser encaminhado pela sua Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município para uma consulta com profissionais médicos ou por fisioterapeutas e fonoaudiólogos da UPAE Escada, que, após avaliação, identificará a necessidade de realização dos procedimentos. Tanto a Audiometria quanto a densitometria são agendados em nossa central de marcação”, destaca a coordenadora Interdisciplinar da unidade, Luanna Gressa.   

 

A distribuição das vagas para realização dos exames é feita pela própria UPAE Escada, que as disponibiliza de acordo com a demanda interna da unidade. Referência na região, a UPAE beneficia uma população de mais de 300 mil habitantes de oito municípios da Mata Sul e da Região Metropolitana: Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Cortês, Escada, Ipojuca, Primavera, Rio Formoso e Sirinhaém. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *