Senadora Teresa Leitão destaca igualdade salarial em mesa do P-20, abordando políticas de equidade de gênero e raça
O Fórum Parlamentar P-20, em curso até sexta-feira (8) em Brasília, promove um espaço de intercâmbio entre parlamentares das nações do G-20. Sob o tema “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável,” o evento discute diversas questões globais. No primeiro dia, um dos destaques foi o painel “Combatendo desigualdades de gênero e raça e promovendo a autonomia econômica das mulheres,” presidido pela senadora Teresa Leitão.
Teresa Leitão abriu a discussão enfatizando a urgência de políticas públicas que assegurem a equidade de gênero. Ela destacou a Lei 14.611/2023, da qual foi relatora, que estabelece igualdade salarial entre homens e mulheres. Segundo a senadora, essa legislação representa “um avanço essencial” na luta pelos direitos das mulheres. A proposta está alinhada com as diretrizes de promover agendas legislativas que fortaleçam a proteção e autonomia das mulheres.
Evento em Brasília reúne parlamentares do G-20
Silvia Rucks del Bo, coordenadora residente da ONU no Brasil, pontuou a importância de ampliar a presença feminina em cargos políticos e de liderança no mercado. Atualmente, as mulheres ocupam apenas 27% das cadeiras políticas e 28% dos postos gerenciais no Brasil. De acordo com ela, “o empoderamento econômico traz mais estabilidade para as famílias e amplia o alcance das decisões.” Rucks del Bo ressaltou, além disso, que a inclusão feminina contribui para processos mais diversos e abrangentes.
Por sua vez, Tariq Altayer, vice-presidente do Parlamento dos Emirados Árabes Unidos, abordou o impacto econômico da inserção feminina no mercado global. Segundo ele, a integração das mulheres pode acrescentar até R$ 26 trilhões ao PIB mundial, o que reforça a relevância do tema para a economia global.
Evento reforça cooperação internacional
Com a participação de 35 delegações de 20 países, o P-20 segue como palco para debates sobre temas cruciais, incluindo economia, meio ambiente, inclusão, segurança, além de gênero e raça. Nesse contexto, as discussões reforçam o compromisso de construir um futuro mais justo e sustentável, envolvendo, assim, representantes dos principais países do mundo.
Criado em 1999, o G-20 é um fórum de cooperação econômica que reúne as 19 maiores economias globais, a União Europeia e, mais recentemente, a União Africana. Juntos, esses países representam 85% do PIB mundial e 75% do comércio global, além de abrigarem, dessa forma, dois terços da população do planeta.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.