quarta-feira, julho 24

Setor de serviço cresceu 3% em Pernambuco no mês de maio

A média nacional teve um aumento de 0,9%, segundo IBGE

Foto: Divulgação/CP

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou, na terça-feira (10), o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) relativa aos números de maio de 2023. Segundo dados da pesquisa, o setor de serviço em Pernambuco cresceu 3% quando comparado ao mês de abril.
Esse percentual coloca o estado como 11º colocado no ranking nacional. Já o aumento médio desse setor, responsável pela maior concentração empregos, foi de 0,9% em todo o País.
Em abril, houve uma queda de 1,5%, mas, considerando os 12 últimos meses, o crescimento nacional foi de 6,4%. As áreas que fazem parte do levantamento incluem o comércio varejista, imobiliárias, alimentação, transporte e turismo.
O setor de transporte foi o mais importante para o aumento mensal, com acréscimo de 2,2%. Depois dessa área, destacam-se os serviços ligados ao correio, informação e comunicação.
“O transporte de cargas e o de passageiros avançaram no mês. Já sob a ótica do modal, os principais impactos para o resultado positivo vieram do rodoviário de cargas, do aéreo de passageiros e do aquaviário de cargas”, explicou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.
Em Pernambuco, o setor de turismo teve um avanço mensal significativo de 5,2%, alcançando o 2º lugar entre os 12 locais pesquisados. Entretanto, levando em consideração maio de 2022, o resultado de 2,2% foi abaixo da média nacional de 8,4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *