A Operação Inverno Acolhedor 2023 acontece no período de inverno
Foto: Eduardo Frazon/Exame |
Os municípios receberão repasses da União por meio de convênios e contratos para auxiliar na ampliação do sistema de acolhimento, prevenção e promoção dos direitos humanos. A proposta é criar novos planos de trabalho para a assistência social dos municípios, movimentos sociais e entidades civis.
A portaria também estabelece a criação da Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que será responsável pela fiscalização e execução do programa.
Além disso, a Operação Inverno Acolhedor 2023 contemplará ações de saúde direcionadas à população em situação de rua, bem como acompanhamento jurídico em parceria com as Defensorias Públicas dos Estados e da União, com o objetivo de facilitar o acesso aos direitos humanos.
Ainda não foram divulgados os valores que serão repassados pelo Ministério aos municípios, mas a prestação de contas seguirá as regulamentações legais referentes às parcerias entre entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos.
O Portal Fala News se destaca no mundo digital pela velocidade e volume de informação. Desde 2008, ele tem sido uma ferramenta de inclusão social e acessibilidade. Fundado por Sanchilis Oliveira, faz parte do Escada News de Comunicação Integrada. Ele serve de farol de informação objetiva e análises profundas. Para os moradores da região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Pernambucana.