Vice-governadora Priscila Krause monitora as fortes chuvas em Pernambuco. Governo suspende aulas e serviços não essenciais. Saiba mais sobre as medidas.
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, está à frente do monitoramento das fortes chuvas que atingem o Estado. Na manhã de hoje (5), ela esteve na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no Recife, acompanhando a situação e as medidas adotadas para garantir a segurança da população.
Monitoramento das chuvas e prevenção de danos
Com a governadora Raquel Lyra em agenda oficial em Brasília, Priscila Krause assumiu a responsabilidade pelo acompanhamento das condições climáticas. O monitoramento ocorre na sala de situação da Apac, onde a vice-governadora se reuniu com autoridades locais, como o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho, e a diretora de Regulação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal.
A equipe responsável destacou que os alertas sobre as chuvas foram emitidos desde segunda-feira (3), com a previsão de precipitações intensas. No dia 4, as chuvas começaram a se intensificar, e episódios de deslizamentos de terra foram registrados. No entanto, até o momento, não há vítimas confirmadas.
“Estamos trabalhando para evitar maiores danos, e as equipes do Corpo de Bombeiros estão nas ruas, atuando para garantir a segurança da população”, afirmou Priscila Krause, em coletiva de imprensa.
Suspensão de atividades e medidas de prevenção
Devido aos efeitos das chuvas em diversos municípios de Pernambuco, o Governo do Estado decidiu suspender o expediente nas repartições públicas estaduais a partir das 14h desta quarta-feira (5). A decisão também afeta as aulas da rede estadual, que foram canceladas no turno da tarde.
As aulas da rede estadual de ensino e os serviços não essenciais são suspensos, mas os serviços essenciais, como saúde e segurança pública, seguem normalmente.
O Governo de Pernambuco orienta a população a manter a calma e seguir as recomendações das autoridades locais. Em caso de emergências, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil (número 199) ou o Corpo de Bombeiros (número 193) para solicitar assistência.
Previsões climáticas e medidas contínuas de monitoramento
A Apac continua monitorando a situação do clima, com previsões de mais chuvas nos próximos dias. Autoridades locais reforçam a importância de medidas de precaução, como evitar áreas de risco e estar atento aos alertas da Defesa Civil. As equipes de resgate e monitoramento continuam em alerta para possíveis desastres.
Dicas de segurança durante períodos de chuva intensa:
- Evite áreas de risco: Não se aproxime de encostas ou áreas alagadas.
- Fique atento aos alertas: Acompanhe as recomendações da Defesa Civil e da Apac.
- Em caso de emergência: Ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
A situação das chuvas em Pernambuco está sendo acompanhada de perto pelas autoridades estaduais, com ações preventivas e de resposta rápida para garantir a segurança da população. O Governo de Pernambuco continua trabalhando para minimizar os impactos das chuvas e alerta os cidadãos sobre as medidas de segurança.
Para mais informações sobre a situação climática, acompanhe os canais oficiais da Apac e da Defesa Civil.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.