quarta-feira, julho 24

Previsão do tempo para o inverno em Pernambuco: chuvas acima da média e mudanças climáticas

 População deve ficar atenta aos impactos das chuvas intensas

Foto:Bruno Campos
O inverno chegou oficialmente ao Hemisfério Sul nesta terça-feira, 21 de junho, trazendo consigo chuvas, temperaturas mais baixas e noites mais longas. Em Pernambuco, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta desde abril, prevendo precipitações acima da média entre maio e agosto deste ano.

A Região Metropolitana de Recife já enfrenta naturalmente períodos chuvosos, porém, com as mudanças climáticas e o aumento do volume de chuvas, a população deve ficar em estado de alerta. Desde maio, foram registradas 130 mortes devido à falta de infraestrutura adequada para lidar com o grande volume de água.

De acordo com a Apac, os meses de junho, julho e agosto devem apresentar acumulados de chuva acima das médias históricas, com valores esperados de 337,6 mm, 314 mm e 176,9 mm, respectivamente.

“A peculiaridade do inverno em nossa região são as noites mais longas que os dias, chuvas no litoral e no Agreste, e uma queda na temperatura. A média máxima é de 28ºC no litoral, 27ºC no Agreste e 33ºC no sertão. As mínimas variam de 20ºC na Região Metropolitana de Recife, 15ºC no Agreste e 16ºC no sertão”, explicou a meteorologista Zilurdes Lopes.

Quanto à primeira semana do inverno em Pernambuco, prevê-se chuva de intensidade fraca (2 a 10 milímetros) em algumas regiões do estado em 21 de junho. Para os próximos dias, ainda não há uma previsão definida, apenas uma tendência que pode ser alterada posteriormente.

No dia 22, há expectativa de chuvas moderadas a fortes (50 a 100 mm) na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste; chuvas moderadas (30 a 50 mm) no Sertão de Pernambuco; e chuvas fracas no Sertão do São Francisco. Já em 23 de junho, prevê-se chuvas moderadas a fortes na RMR e Zona da Mata, e chuvas moderadas nas demais regiões. Para a sexta-feira, 24 de junho, a Apac indica, até o momento, chuvas fracas em todo o estado, mas essa previsão pode ser atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *