segunda-feira, julho 22

Prefeitura do Recife inicia obras do Jardim do Poço

A partir de consulta pública e reuniões da Prefeitura do Recife com a comunidade, área às margens da Avenida 17 de Agosto ganhará, ainda neste primeiro semestre, Praça da Infância, quadras esportivas, pista de cooper, Parcão, academia e área de ginástica para idosos, brinquedos e equipamentos para exercícios físicos

Prefeitura do Recife inicia obras do Jardim do Poço
Prefeitura do Recife inicia obras do Jardim do Poço. Foto: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife deu a largada para as obras do Jardim do Poço, área voltada para atividades de lazer, esportes e saúde no bairro do Poço da Panela. Situado num terreno de 12 mil m² às margens da Avenida Dezessete de Agosto, desapropriado pela administração municipal, o novo espaço público foi objeto de consulta pública e reuniões presenciais, a fim de escutar as demandas, sugestões e necessidades da população. O prefeito João Campos acompanhou o início das obras na manhã desta quinta (25).

“Esse projeto representa o cuidado com o Recife. Vamos construir um espaço público de qualidade, que vai impactar mais de dezessete ZEIS (zonas especiais de interesse social) e isso significa construir uma cidade para todos e para todas. A boa notícia é que antes do meio do ano a gente vai entregar este espaço para a população, queremos que no período junino o Jardim do Poço já esteja repleto de crianças, idosos e pessoas fazendo atividade física e curtindo o Recife”, afirmou o prefeito.

O investimento na obra será da ordem de R$ 8,5 milhões. O projeto discutido com a comunidade inclui a implantação de Praça da Infância; três quadras para prática de esportes coletivos; pista de cooper; Academia do Idoso e área de ginástica para a Terceira Idade; Parcão para os pets; paisagismo; área de recreação com brinquedos; equipamentos para realização de exercícios físicos ao ar livre; passeios, pavimentos e mobiliários urbanos; edificações de apoio e sistema de drenagem. O terreno terá mais de 50% de área verde.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

“Estamos muito felizes porque dessa forma garantimos a instalação de mais uma Praça da Infância, quadras para prática de esporte coletivo, academia de idoso, área de ginástica e um dos maiores ‘parcão’ da cidade do Recife. Será um espaço para todos e todas poderem contemplar e aproveitar ainda mais a cidade”, disse Marília Dantas, secretária de infraestrutura e presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Além dos bairros de Casa Forte, Poço, Santana e Monteiro, o Jardim do Poço irá beneficiar também os moradores da Iputinga, que poderão ter acesso ao espaço após a inauguração da Ponte Jaime Gusmão. Habitantes de 17 Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) nos territórios das redondezas também serão beneficiados pelo novo equipamento. São elas o Sítio do Cardoso, Sítio do Berardo, Novo Prado, Benfica, Vila União, Brasilit, Vila Arraes, Sítio Wanderley, Torrões,  Prado, Vila do Siri, Capunga, Vila Esperança Cabocó, Alto do Mandu, Abençoada por Deus, Vila Inaldo Martins e Poço da Panela.

📲Siga nosso perfil no Instagram

Ivan José da Silva, 43, é um dos 50 trabalhadores contratados para a obra e contou como foi o processo. “Eu estava desempregado, precisei sair do meu emprego antigo e iam me chamar novamente, mas não me chamaram. Então resolvi ir atrás de trabalho. Passei na dezessete de agosto numa segunda-feira, vi a obra e perguntei se estavam contratando, na quarta-feira eu já estava trabalhando. Vai fazer um mês que estou aqui. Graças a Deus consegui o emprego e agora estou com carteira assinada”, explicou. 

O Jardim do Poço dialoga com o Parque Capibaribe, que segue redesenhando a capital pernambucana para se tornar uma Cidade Parque até 2037, com a criação de um grande sistema de parques e praças às margens do rio Capibaribe, formado por passeios, ciclovias, área de lazer e contemplação, passarelas, mirantes, alamedas e píeres para pequenas embarcações. 

CIDADE VERDE, PARQUE E PRAÇAS – O Recife se orgulha de proporcionar 60,11 m² de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12m² de área verde por habitante. Recife possui 91,9 km² de área verde, o que representa 42,1% do seu território. A cidade conta ainda com mais de 660 áreas verdes, entre praças, parques e refúgios. Desse total, a cidade possui 12 parques. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; de Apipucos; de Arraial do Forte; Parque de Santana; do Caiara; 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; Parque das Graças e Parque Arnaldo Assunção.

O Recife também possui 15 Jardins Históricos – instituídos através do Decreto Municipal 29.537/2016 – projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, dentre os quais as praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, da República, o Jardim do Campo das Princesas, além das Praças do Derby e Salgado Filho, também tombadas pelo IPHAN. Recentemente a cidade também ganhou as primeiras cinco Praças da Infância, situadas na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada; no Compaz Miguel Arraes, na Av. Caxangá; na praça principal de San Martin; na praça Maria Sampaio, no Ibura; e na comunidade do Entra Apulso, em Boa Viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *